TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

Por:   •  2/4/2018  •  Dissertação  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade de Santo Amaro – UNISA

Fernanda Brito Feitosa

RA: 3776191

Turma: Psicologia 1 semestre

Turno: Noturno 

SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

                                                  Capítulo 6, Psicologias. MYERS, G. David

Professora: Flávia Uchôa

Processos Psicológicos Básicos

Março, 2018-03-2

São Paulo- SP

  • Sensação e Percepção

Sensação  - É o processamento realizado pelo cérebro primário da informação recebido através de algum dos cinco sentidos. O cérebro organiza esta informação e apresenta um significado em forma de sensação.  É o ato de recepção.

Percepção – É o estimulo que recebe os sentidos fora de qualquer consideração, enquanto que a sensação é um passo mais avançado dessa percepção dotado de significado e que gera um determinado estado na  pessoa, por exemplo, escutar um barulho a noite e em casa, pode ser interpretado como uma ameaça e causar sensação de medo se no caso o indivíduo já passou por traumas semelhantes, enquanto para outra pessoa não deixa de ser algo normal. Percepção é o ato de interpretar um estímulo registrado através de nossos mecanismos sensoriais.

  • Processamento Bottom-Up e Top Down

Bottom-Up  - É uma abordagem realizada  de baixo para cima . Analisa e descreve os elementos mais básicos para formar um resultado maior. Exemplo, o cérebro recebe somente detalhes de uma história e conforme vai recebendo mais fatos, os juntam de forma a obter uma historia completa que faça sentido, ou seja, as informações começam apenas com detalhes distintos e separados conforme crescem se combinam para formar um completo. É uma análise sensorial, que se inicia a nível de entrada, fluindo dos receptores sensoriais para o cérebro.

Top Down- Significa de cima para baixo, a criação de uma ideia para desse modo usar essa fragmentação para ser compreendido de cada parte que compõe um todo mais fácil de ser realizada. Do mais alto para o mais baixo é estudado a fundo e detalhado  para que tenha entendimento amplo do assunto que esteja sendo analisado. Flui do cérebro para baixo, filtrando as informações através da experiência e expectativa para produzir a percepção. (P.174)

  • Limiares

Limiares sensoriais- Precisa ser superficialmente intensa para poder perceber. Temos uma sensibilidade refinada para alguns estímulos, pode variar de indivíduo para indivíduo dependendo da intensidade da duração.

Limiar absoluto- É a estimulação mínima necessária para detectar um estímulo especifico. Como o estímulo varia de pessoa para pessoa, de momento a momento para a mesma pessoa.

Detectação de sinais – Variam dependendo da intensidade da nossa experiência, da prioridade também, usando o exemplo do ataque, você está no “alerta” para qualquer sinal diferente, um objeto se aproxima o mais rápido possível no radar, você é capaz de detectar, pois estimula a sua percepção, justamente por ser importante à você detectá-lo.   (p.175)

Estimulação subliminar- Nada mais é que mensagens, áudios, imagens usadas em um determinado momento, sem serem perceptíveis para enviar mensagens ao subconsciente de uma forma que induza a algo, seja positivo ou negativo. Equivoquei-me em fazer uma breve pesquisa sobre o assunto, usei os vídeos do You Tube, encontrei um vídeo em que as pessoas passam em um supermercado, toca uma mensagem das ofertas e bem no fundo uma outra voz bem baixinha dizendo: “sou honesto... não pego nada que não seja meu (...)”, essa mensagem subliminar é tocada no intuito de não  pegarem sem pagar os produtos desse supermercado. Vi também um assunto sobre Biokinesis, que promete por áudio a alteração da cor dos olhos do ouvinte, o emagrecimento, entre outras coisas. Algumas pessoas  relataram que de fato funcionam, outras já dizem que não obteve efeito, outras relataram que quando ouviram com uma determinada frequência, começaram a ter pesadelos e suspenderam o uso desse método subliminar. (p.176 e 177)

Limiar diferencial- É a menor diferença necessária para que uma pessoa seja capaz  de distinguir estímulos, coisas mínimas que não conseguem ser notadas, por exemplo, o aumento de um peso sendo levantado quando ele é maior que 1kg e acrescentamos 10 gramas, não seria notável a diferença. Agora se em 10 gramas nós adicionássemos mais 500 gramas será perceptível. (D.A.P)

Lei de Weber – D.A.P (Diferença apenas perceptível), é o aumento necessário na estimulação física para que uma pessoa perceba este aumento. Lembrando que percebemos mudanças relativas e não absolutas, uma diferença pode ser perceptível em alguns casos, outros não.

Adaptação sensorial – A redução de nossa sensibilidade para estímulos que não se modificam, caso dos olhos, que permanecem constantemente se movimentando porém imperceptivelmente, sendo assim atualizando tudo o que vemos. Outro exemplo é quando entramos na casa de alguém e esta casa esta com um cheiro desagradável de mofo, pensamos imediatamente como é possível essas pessoas viverem com esse cheiro? Após alguns minutos não notamos mais o cheiro, ou seja, nos adaptamos. (p. 167 a 168)

  • Visão

Energia luminosa -  A luz é uma serie de ondas eletromagnéticas que  o olho humano pode captar. O comprimento da onda determina a cor e a intensidade é determinada pela quantidade de energia contida nas ondas luminosas.

Olho- É um aparelho sensor, complexo, formado pela córnea que alem de proteger o órgão também curva e decompõe a luz pela pupila, que é a abertura pela qual a luz passa, ela controla a quantidade de luz que entra no olho onde se dá o efeito de inversão de imagem ( a imagem de cabeça para baixo na retina); o cristalino que focaliza os raios luminosos na retina alternando sua curvatura em um processo chamado acomodação; Matiz é a dimensão da cor, pelo comprimento da onda, onde nomeamos: azul, verde, vermelho; A íris é um tecido muscular colorido em volta da pupila, ela controla o tamanho e a abertura; Retina é a superfície interna  do olho sensível a luz, que contém os cones e os bastonetes, sendo os cones células com a capacidade de reconhecer as cores, segundo a teoria de Young Helmholtz, já os bastonetes, são células que tem a capacidade de reconhecer a luminosidade, receptor do preto, branco e cinza, que são necessários para a visão periférica e noturna quando os cones não respondem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com