TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sensação e Percepção

Por:   •  15/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Sensação / Percepção

O primeiro contato com a realidade se resulta através da sensação, sendo este um processo de detecção e decodificação da energia de um estímulo do meio externo. Mayers (2012, p. 175) define sensação como “o processo pelo qual nossos receptores sensoriais e o sistema nervoso recebem e representam energias de estímulos do ambiente”, a recepção dessas informações se da através de alguns sentidos como: visão, olfato, paladar audição e tato.

A sensação é fundamental para fornecer a percepção os dados que necessita, Mayers (2012, p. 175) define a percepção como “o processo de organização e interpretação das informações sensoriais, habilitando-nos a reconhecer objetos e eventos significativos”, sendo assim, a percepção organiza e interpreta os impulsos sensoriais (sensação) permitindo-nos identificar os objetos e acontecimentos significativos.

Paladar

O paladar é um importante sentido do corpo humano e é composto por cinco sensações básicas: doce, azedo, salgado, amargo e umami,  que permite sentir os sabores e a textura dos alimentos ingeridos.

Os receptores gustativos são estimulados graças às substâncias químicas presentes nos alimentos que desencadeiam o impulso nervoso. Os gostos doce, amargo e umami são percebidos em virtude de receptores de membrana acoplados às proteínas G. Já o salgado e o ácido, para serem percebidos, dependem de canais iônicos. Percebe-se, portanto, que existem diferentes células especializadas para percepção de um determinado gosto. (SANTOS, 2017)

Apesar de a língua ser o principal órgão desse sentido há também a interação com os demais sentidos, como por exemplo, o olfato e a visão podem interferir na percepção do sabor, a esse processo Mayers (2012, p. 197) define como interação sensorial “o princípio de que um sentido pode influenciar outro, como quando o odor do alimento influencia seu sabor”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com