TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sensopercepção - Emoções

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A Influência da musica no humor das pessoas.

 A música, mais do que qualquer outra arte, tem uma extensa representação neuropsicológica, com acesso direto à afetividade, controle de impulsos e emoções, e motivação.

Como tudo em nosso ambiente, nos influencia, tem o poder de afetar o individuo, seu caráter e seu humor, pois cada pessoa é capaz de trazer para dentro de si a harmonia que acaba influenciando nos pensamentos, nas emoções, na saúde, nos movimentos do corpo, enfim, em todo o seu bem estar.

Sua influência é tão extensa que atua constantemente sobre nosso organismo. Uma prova disso é que existem pessoas que usam a musicoterapia para a cura. Esse tipo de tratamento utiliza o som para estimular o funcionamento dos órgãos e alterar o estado emocional de uma pessoa.

Até existem pessoas que não gostam de música, mas com certeza seus humores e seus sentimentos não deixam de ser modificados ao ouvi-las. Se levássemos esta pessoa ao cinema, para ver um filme de terror, com certeza a música do filme não seria indiferente, até porque mais da metade do medo em um filme de terror é produzido dos sons e músicas que nos afetam extremamente. Assim como a emoção de um romance não seria o mesmo sem sua trilha sonora.

Um fato curioso é que, quem gosta de rock provavelmente não vai gostar de funk, e quem gosta de música clássica provavelmente não vai gostar de axé e assim sucessivamente, mas de qualquer forma seu humor é alterado.

 Não é preciso muito para comprovar esta influência, basta escutarmos uma musica que não apreciamos para ficarmos irritados, incomodados. E é até bastante fácil ficarmos tristes, se quisermos, basta escolhermos uma música que nos lembre de um período conturbado, se ficarmos ouvindo esta música, com certeza ficaremos mal. E o mesmo ocorre com músicas alegres, divertidas, emocionantes, o interessante é que podemos utilizar esta influência a nosso favor. Podemos optar por outras músicas, as que nos motivem, nos deixem alegre, que alterem o humor para seu estado positivo.

Incluindo música nos diversos ambiente do dia-a-dia, é possível notar a alteração de humor do ser humano, que passa a se sentir mais motivado, sensibilizado, animado e resultar na melhora de seu estado.

Um cientista russo, Ivan P. Pavlov, conduziu experimentos sobre os efeitos da música em cães. Ele publicou os resultados de suas experiências por volta do início do século. Sua pesquisa contribuiu significativamente para o desenvolvimento no campo da psicologia comportamental na América. Pavlov administrou testes das reações de reflexos de seus cães ao ritmo. Ele percebeu que quando ele tocava ritmos rápidos seus cães reagiam com excitação; ritmos mais lentos tinham um efeito tranquilizador.

A música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Conforme dados antropológicos, as primeiras músicas seriam usadas em rituais, como: nascimento, casamento, morte, recuperação de doenças e fertilidade.

Tem a capacidade de influenciar até mesmo na roupa e na mentalidade do ser, por isso, deve ser cuidadosamente selecionada, para evitar efeitos negativos e promover certo nível de equilíbrio emocional.

A música pode representar muitos sentimentos e significados: uma devoção, tristeza, paz, alegria, amor. As pessoas buscam através dela se expressar sobre o que pensam e sentem, tem influencia altamente significativa no humor do ser humano e em sua alteração e em diversos momentos é indispensável para seu bem estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com