TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SÍNDROME DE MUNCHAUSEN

Por:   •  26/10/2015  •  Seminário  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

sÍNDROME DE MUNCHAUSEN

A maioria das pessoas evita e não gostam de ficar doentes, enquanto um pequeno número da população corre atrás disso por sofrerem da síndrome de Munchausen, doença descrita pela primeira vez em 1951 pelo médico inglês Richard Asher, que também pode ser chamada de transtorno fictício, que trata dessas pessoas que simulam estar doentes, pois necessitam de afeto, atenção, compaixão etc, chegando até a se submeterem a cirurgias graves e dolorosas para conseguir a atenção que realmente precisam com algum trauma psicológico para conquistarem atenção e simpatia dos que os cercam. Essas pessoas que possuem essa síndrome são capazes de fazer tudo para conseguirem o que realmente querem como até mesmo matar ou maltratar seu próprio filho, o que ocorre na maioria das vezes. Com base em algumas reportagens que vimos sobre essas pessoas que possuem essa síndrome, percebemos o quão frequente é e na maioria das vezes nem nos damos conta disso.

Existem dois tipos da doença, sendo o by proxy e by self. No caso do by proxy, ocorre quando é produzida intencionalmente por um individuo pr óximo (geralmente a mãe) provocando sintomas graves, fazendo com que o filho ou alguém próximo seja considerado doente, ou provocando ativamente a enfermidade, colocando-o em risco e necessitando de tratamentos médicos.A síndrome de Munchausen por Procuração (MSP) é uma forma de violência onde a pessoa produz intencionalmente sinais físicos ou psicológicos em alguém que se encontra sobre seus cuidados.

A SMP ocorre quando um parente, quase sempre a mãe (85 a 95%), de forma persistentemente ou intermitentemente produz (fabrica, simula, inventa), de forma intencional, sintomas em seu filho, fazendo que este seja considerado doente, ou provocando ativamente a doença, colocando-o em risco e numa situação que requeira investigação e tratamento.

Às vezes existe por parte da mãe o objetivo de obter alguma vantagem para ela, por exemplo, conseguir atenção do marido para ela ou se afastar de uma casa conturbada pela violência.

Ou seja, ocorre uma violência com a criança que nem sempre sabe o que está acontecendo, os atos cometidos pelos agressores podem se tornar graves causando danos físicos e mentais no futuro da vítima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com