TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência Doméstica

Por:   •  8/5/2018  •  Dissertação  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Violência doméstica

Toda violência ocorre através de um processo. Desde nossa infância, percebemos um ciclo de hierarquização de poder provindo de pessoas mais velhas e com mais experiências que naturalmente o observamos com alguém acima de nosso papel. Mais tarde, quando vamos para a escola isso se repete com a figura do professor e diretor. Quando entramos em uma empresa, nos subordinamos aos gestores e supervisores. Ocorre que o processo de hierarquização, é construído como parte de nossa vida e que a cima de tudo, deve-se ter limites e respeito em qualquer relação.

Hoje conseguimos analisar a violência discernida em vários locais e movimentos. Exemplo, na mídia com letras de músicas, nas propagandas de moda, na sutil forma como muitas vezes as mulheres são educadas ou diferenciadas até hoje no mercado de trabalho.

A violência doméstica a partir da Lei Maria da Penha criada no ano de 2006, passa a ser instaurada com novas medidas e punições. A violência entra em 5 tipos de categoria:

Violência física, Violência Psicológica, Violência Sexual, Violência Moral e Violência Patrimonial.

É importante, analisar o ciclo de violência, que começa com a primeira fase:

Fase de tensão: onde a mulher tenta de todas as formas se enquadrarem, fica tenso com um possível momento de stress e briga.

Fase de Explosão: Fase que ocorre as brigas mais graves e muitas vezes a violência física.

Fase de Lua de mel: Onde o autor de violência pede perdão e tenta se desculpar.

O ciclo ocorre repetidas vezes e conforme o tempo vai passando, a tendência é repetir apenas a fase de tensão e explosão. A vítima passa por muitas vezes a acreditar que a culpa é sua, a autoestima é rebaixada por inúmeras humilhações e crença do agressor de ter a posse e domínio dessa pessoa.

Podemos hoje contar com serviços especializados que atendem mulheres vítimas de violência doméstica, que prestam serviço de orientação: psicológica, social e jurídica. Os chamados CDCMS e as delegacias da Mulher. Também é possível a mulher vítima de violência recorrer a abrigos sigilosos, onde terá sua identidade resguardada e poderá levar seus filhos para que receba todas as orientações necessárias e ajuda para restabelecer sua vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com