TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A satisfação dos acadêmicos em relação as aula interativas

Por:   •  14/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.657 Palavras (15 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 15

UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

FACULDADE DE PSICOLOGIA

A satisfação dos acadêmicos da Unic com relação às aulas interativas

CUIABÁ, 2016.

UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

FACULDADE DE PSICOLOGIA

A satisfação dos acadêmicos da Unic com relação às aulas interativas

        

Trabalho sob orientação

da Profa, MS Daniela M. Piloni

Acadêmicas:

Aline Yule Pardi

Ângela Cristiana C. Rodrigues
Roberta Louene da Silva Rocha

CUIABÁ, 2016.

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2. DESENVOLVIMENTO        6

2.1 História do Ensino á Distância (EAD)        6

2.2 EAD no Brasil        7

2.3 Processo ensino- aprendizagem EAD        8

2.4 Credenciamento de Instituições para o ensino à distância        9

2.5 Vantagens e Desvantagens do ensino EAD        10

2.6 Análise de dados        11

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

4.        REFERÊNCIAS        14

5.        ANEXOS        15


  1. INTRODUÇÃO

        Este estudo está inserido na linha de pesquisa da nova técnica em educação o EAD, implantado na maioria das instituições de ensino superior, dentre elas a UNIC (Universidade de Cuiabá). O tema surgiu em decorrência de nossas observações nos questionamentos feitos por inúmeros acadêmicos no que se refere ao aproveitamento dos conteúdos administrados pelas aulas virtuais ou interativas, visto que durante meses “resolvemos tomar nota de tudo que nos acorria” nas aulas presenciais junto aos demais alunos, e posteriormente nossos questionamentos como essa disciplina vêm sendo ministrada na modalidade a distância. Como esses questionamentos são referentes no que diz respeito ao aproveitamento no campo da aprendizagem do acadêmico do curso de Psicologia da Universidade de Cuiabá (UNIC), é válido lembrar que essa pesquisa será aplicada com alunos do curso na própria instituição. Serão aplicados os questionários avaliativos com totalidade de 30 alunos, e posteriormente à coleta dessas informações, poderemos fazer a constatação real, se os índices satisfatórios estão sendo crescentes ou decrescentes.

        Justifica-se a presente pesquisa, que apesar de vivermos em uma sociedade impregnada pela informação, na qual palavras como: livros, jornais, tecnologia, computador e internet, fazem parte do vocabulário da maioria das pessoas, e apesar de toda essa explosão documentária, o acesso ao mundo letrado, tanto impresso quanto “on line”, ainda é restrito para uma minoria de pessoas, talvez pela falta de motivação e incentivo a leitura, ao até mesmo o número restrito de equipamentos ou o desconhecimento de mecanismo que possibilitem a apropriação da informação. Reportando para o ambiente da “Aula Interativa” constata-se que a EAD é um espaço privilegiado para pesquisa, pois envolve um ambiente virtual de aprendizagem com tecnologias, material didático, aulas interativas, bibliotecas digitais com bases de dados atualizados e de acesso livre. Severino (2001) afirma, “A educação é um processo de autorrealização do sujeito, o desabrochar de suas potencialidades” Nesta perspectiva, a educação a distancia representa uma oportunidade para a atualização, aprimoramento e formação do sujeito.

        Embora, já saibamos previamente que há uma grande gama de reclamações de maneira informal pelos corredores da unidade, pois estudar com disciplinas EAD é complexo, porque pode gerar confusão mental, havendo um “acúmulo” de dados, aos quais não conseguimos processar em informações, com isso o número de alunos passam a ter inúmeras dificuldades para se adaptar a nova modalidade de ensino é elevado.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 História do Ensino á Distância (EAD)

A Educação a Distância ao longo de sua história traçou uma trajetória de avanços e retrocessos. No início do século XX, tornou-se uma modalidade de ensino capaz de atender a todos os níveis, incluindo programas formais de ensino, aqueles que oferecem diplomas ou certificados e programas de caráter não formais, cujo objetivo é oferecer capacitação para a melhoria no desenvolvimento das atividades profissionais.

Um dos marcos históricos da Educação a distância foi a criação da Universidade Aberta de Londres em 1970, a Open University, que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento de métodos e técnicas que serviram para caracterizar os diferentes modelos de EAD existentes. Além disso, contribuiu também para o desenvolvimento de tecnologias que deram mais solidez aos processos educacionais a distância e para a utilização massiva da mídia. Seguindo o exemplo da Inglaterra, outros países criaram instituições para desenvolver projetos formais de educação a distância, assim surgiu a Universidade Nacional de Educação a Distância, (UNED) em Madri (1972), que pode ser caracterizada como uma das iniciativas de maior sucesso e que serviu de modelo para outros países. A partir da metade do século XX, com o surgimento das primeiras instituições educacionais voltadas para a EAD e com o desenvolvimento acentuado das tecnologias de comunicação, ocorreu um despertar do interesse de estudiosos e pesquisadores, que procuraram conceituar a EAD e descrever com segurança as suas metodologias. Entre estes pesquisadores está Desmond Keegan (1980) que identifica alguns elementos-chave dos processos educacionais à distância, tais como:

• distância física entre professores e alunos;

• influência de uma organização educacional;

• uso da mídia para interligar professores e alunos;

• troca de comunicação bidirecional;

• aprendizes vistos como indivíduos, ao invés de grupos de alunos.

2.2 EAD no Brasil

As primeiras iniciativas em educação à distância no Brasil se deram por meio de cursos por correspondência, o rádio e televisão foram usados como meios de apoio. Em meados dos anos 90, com a disseminação das tecnologias de informação e de comunicação, começam a surgir programas oficiais e formais de EAD incentivados pelas secretarias de educação municipais e estaduais, algumas iniciativas isoladas e outras em parceria com as universidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (390.3 Kb)   docx (497.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com