TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADJETIVO

Tese: ADJETIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

1 ADJETIVO

1.1 DEFINIÇÃO

"Palavra que caracteriza os seres ou objetos nomeados pelo substantivo, indicando-lhes uma qualidade, caráter, modo de ser ou estado"(...).

Eis a definição que o dicionário Aurélio atribui ao adjetivo. Conceituá-lo é, no entanto, uma tarefa que preocupa não apenas o lexicógrafo em questão, mas também outros estudiosos.

Analogamente temos a definição de Roberto Melo Mesquita: "Palavra variável que modifica a compreensão do substantivo, atribuindo-lhe uma qualidade, estado, modo de ser ou aparência exterior". (1990: 181)

“O adjetivo tem função de caracterizar, especificar ou qualificar seres”

Margarida Basílio

1.2 FLEXÃO

A classe do adjetivo flexiona-se em gênero, número e grau.

Quanto ao gênero, entende-se a flexão do adjetivo no gênero masculino ou feminino. Por exemplo: jovem belo (masculino), jovem bela (feminino).

Adjetivos uniformes : Apresentam uma única forma para os dois gêneros (masculino e feminino). Exemplos: capaz, competente.

Adjetivos biformes : Apresentam duas formas para os dois gêneros (masculino e feminino). Exemplo: o homem burguês (masculino)/a mulher burguesa (feminino)

A flexão de número corresponde ao singular ou plural: jovem belo (singular), jovens belos (plural).

De acordo com Mattoso Câmara, os adjetivos se submetem aos graus comparativo e superlativo, sempre mediante processos derivacionais ou expedientes de natureza sintática.

Segundo ele, o comparativo pode ser de igualdade, superioridade, ou inferioridade, sem haver flexão. Por exemplo: Pedro é tão alto quanto João. Neste caso, há apenas a colocação de um advérbio de intensidade antes do adjetivo. Não existe a flexão, e sim, o uso de um recurso sintático.

Para Mattoso, na frase "Pedro é altíssimo", há o uso do superlativo, que faz-se pelo emprego do sufixo -íssimo, com o objetivo de intensificar a altura de Pedro.

Roberto Melo Mesquita também defende que o comparativo pode ser de igualdade, superioridade ou inferioridade, assim exemplificando: comparativo de superioridade: seu livro é mais interessante do que meu. Comparativo de igualdade: seu livro é tão interessante quanto o meu. Comparativo de inferioridade: seu livro é menos interessante do que o meu.

Quanto ao superlativo Roberto Melo Mesquita assim o define: "(...) o grau mais intenso da caracterização dada ao substantivo" (1990: 191)

Assim sendo, classifica-se em absoluto e relativo. O grau absoluto considera a característica sem compará-la. Subdivide-se em analítico e sintético. No grau absoluto analítico, o adjetivo é modificado por um advérbio, como por exemplo: sou muito feliz. No grau absoluto sintético, o adjetivo é acrescido de um sufixo, como por exemplo: Este carro é belíssimo!

O grau relativo considera a qualidade em relação à de outro ser, apresentando-se sempre na forma analítica. Analogamente ao que acontece com o comparativo, o grau relativo pode ser de superioridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com