TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO

Resenha: ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Estar alfabetizado é saber ler e escrever sem a ajuda de ninguém. Muito mais do que isto é aprender a interpreta, ou seja, compreender o que um texto nos diz, absorver todo o conhecimento através das palavras. É saber analisar o mundo com uma visão critica olhar pontos de vistas diferentes e tirar suas próprias conclusões, ser protagonista de sua própria vida.

A função do alfabetizador é mostrar à criança o prazer que pode ser sentido através das palavras, não somente ensina-la a ler e a escrever, mas conduzi-la para a leitura, convencê-la a ler e a escrever mesmo longe de pais e professores, não por ser somente necessário, mas por ser interessante e divertido. O alfabetizador não deve tornar a sala de aula um lugar inóspito, e sim despertar a curiosidade das crianças.

A função dos pais começa antes de a criança começar a alfabética,quando a mãe lê uma história para a criança, ela é leitora junto com a mãe, alem disso pais leitores é fundamental para ela aderir à leitura. O papel da família é oferecer diversas opções divertidas, que promovam prazer durante o processo de aprendizado. Isso será fundamental para a memória emocional da criança.

Infelizmente, segundo o Pisa (programa internacional de avaliação de estudantes -2012) o Brasil está muito abaixo da média dos países em índice de alfabetização, apenas um em mil adolescentes brasileiros lê no nível mais alto de desempenho estabelecido pelo Pisa. A taxa de analfabetismo continua demasiado alta e, sobretudo, quase metade da população não lê de maneira competente.

O compromisso Educação para Todos traz seis metas que integram o Acordo de Dacar, assinado em 2000. Até 2015, os países devem expandir cuidados na primeira infância e educação, universalizar o ensino primário, reduzir o analfabetismo em 50%, alcançar a paridade e igualdade de gênero e melhorar a qualidade da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com