TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARAUJO SARAIVA TORRES-RA 426156

Relatório de pesquisa: ARAUJO SARAIVA TORRES-RA 426156. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

SERVIÇO SOCIAL

TELMA ARAUJO SARAIVA TORRES-RA 426156

TUTORA-ROSA MARIA MAIA

Resumo do livro O CORPO FALA de PIERRE WEIL E ROLAND TOMPAKOW com 350 ilustrações e 382 paginas.

O livro nos chama atenção para linguagem do corpo em diversas situações cotidianas. Antes que abrirmos a boca para falar o corpo já passou a mensagem daquilo que queremos dizer ao se expressar, o corpo passa a verdade que a vezes omitimos com palavras,o livro nos leva a curiosidade e a pensarmos quantas vezes falamos algo que o corpo não esta em concordância.Nas paginas 176 e 177 luz verde;em linguagem do corpo ausência de sinais de tensão muscular constante,posturas normais,gestos fluidos ,harmônicos ,expressão de repouso ou contentamento,descontração,luz vermelha;em linguagem do corpo:atitudes agressivas ou autoagressivas por ocasião do contexto favorável a sua expansão.

Chegamos no ponto que o livro nos faz comparações com animais e cada vez que avançarmos na leitura conseguimos ver as versões mais inusitadas do corpo em constante movimentos comparadas aos animais como a águia o leão e o boi;águia cabeça vida mental intelectual e espiritual e os olhos que enxergam longe usa a cabeça o raciocínio,esse bicho não ama,na acepção sentimental da palavra,apenas aprecia;boi abdômen vida extintiva e vegetativa, gosta de comer bem dormir e viver bem;leão tórax vida emocional,não raciocina e impulsivo.

Temos diferentes figuras mostrando a informação do corpo nas 186 olivro mostra as linguagens energemas e semantemas ,semantema harmônico,semantema discordante,as hamornicas são fortes e fácil de serem notadas e as discordantes são transmitidas com certo cuidado nem sempre percebemos se não tivermos atento.Mas na verdade o homem não consegue esconder sua linguagem inconsciente de um observador avisado e nem de si mesmo.

Os três animais que nunca antes vimos de forma tão importante para o conhecimento do corpo em nossas atitudes ao ler o livro vemos com outros olhos de maneira curiosa e nos ajuda a conhecer o corpo como todo.

Algumas das diversas formas do corpo e sua linguagem:

1. O cumprimento com a mão num forte aperto é sinal de que não há restrições. A mão frouxa é sinal de que a pessoa tem medo de ser envolvida.

2. Sentando com a pasta ou a bolsa sobre o colo, "protegendo o boi". Significa que você não está à vontade.

3. Pés em direção a pessoa indicam que você se interessa por ela. Se eles estiverem voltados para a porta, é a direção em que o corpo quer ir.

4. Com braços cruzados no peito, você não quer mudar a opinião e nem aceitar o que estão lhe falando.

5. Puxar os cabelos significa que você busca uma grande ideia. Cotovelos apoiados fazem a delimitação de espaço quando a pessoa sente-se invadida, intimidada.

6. Morder a caneta e mexer no queixo mostra que a pessoa está estimando a situação proposta.

7. As mãos na frente da boca geralmente significam que a pessoa deseja falar algo, mas não tem a oportunidade ou não sabe ao certo o quê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com