TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFERENÇAS DOS IRMÃOS

Ensaios: AS DIFERENÇAS DOS IRMÃOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  2.153 Visualizações

Página 1 de 5

A Sociologia como ciência e o pensamento de Émile Durkheim.

1) A partir de todo o conteúdo estudado na disciplina, procure compreender os comportamentos de Pitú e Marquinhos. Procure situá-los nos períodos de desenvolvimento cognitivo de Piaget e indique quais as características principais do comportamento de cada um deles de acordo a estas fases.

Segundo Piaget o desenvolvimento da criança ocorre em quatro estágios de desenvolvimento. Vejamos então os comportamentos de Pitú no 3º estágio e o de Marquinhos no 4º estágio.

1º Estágio sensório-motor (de 0 a 2 anos) - A inteligência manifesta-se através de suas ações, que são geralmente aplicadas a várias situações problemas. Também apresenta certo planejamento das suas ações, o que é uma característica crescente da sua inteligência.

2º Estágio pré-operacional (de 2 a 7 anos) - Inicia-se em seu primeiro momento (2 a 4 anos) com a linguagem e termina com o desenvolvimento da função simbólica. No segundo momento (de 4 a 7 anos) caracteriza-se pelo sincretismo do pensamento, porque a criança está interessada no todo e não nas partes.

3º Estágio operacional concreto (de 7 a 12 anos) – A criança operacional já pensa de maneira lógica, do ponto de vista do adulto, mas com grande dificuldade de raciocinar com conteúdos totalmente verbais. Nessa fase ela deve possuir algumas características como: representação mental, conservação, relações, inclusão de classes e ordenação serial.

Comportamentos de Pitú:

É mais cooperativo, tira conclusões a partir das conclusões disponíveis, faz questionamentos aos adultos (pessoa vivida), compreensão do ponto de vista e necessidades dos outros, se lhe pedem para analisar uma frase: “Um dia ele também sofreria essa mudança de pinto para frango”, a criança trabalha com a lógica da idéia (metáfora) e não com a imagem de um pinto e uma galinha.

4º Estágio operacional formal / abstrato (dos 12 anos em diante) - fase em que o adolescente constrói o pensamento abstrato, conceptual, conseguindo ter em conta as hipóteses possíveis, os diferentes pontos de vista e sendo capaz de pensar cientificamente.

Comportamentos de Marquinhos:

Desenvolvimento da sexualidade, experiências com coisas novas e afasta-se da família.

2) De acordo a Piaget, como deveria agir o professor de cada um destes personagens, de modo a propiciar a aprendizagem significativa em cada uma das etapas em que eles se encontram?

O professor de Pitú deve trabalhar no estágio pré-operacional, o desenvolvimento afetivo no processo de aprendizagem, pois os primeiros sentimentos sociais surgem durante esse estágio, representados pela falta e pela representação de imagens das experiências vividas, como as afetivas. Durante este estágio, tendo a capacidade de reconstruir o passado cognitivo e afetivo, o comportamento e os sentimentos da criança se tornam mais conscientes na medida em que o desenvolvimento avança. Junto com os conceitos cognitivos e afetivos, a criança, desenvolve a compreensão infantil das regras e dos conceitos morais. Para Piaget, o desenvolvimento do raciocínio moral é uma conseqüência do desenvolvimento cognitivo e afetivo e, durante o estágio pré-operacional, o raciocínio moral é visto como pré-normativo, isto é, baseia-se na obediência à autoridade mais por medo do que por respeito mútuo.

O professor de Marquinhos deve trabalhar no estágio das operações formais, na adolescência, o desenvolvimento afetivo que é marcado pelo desenvolvimento dos sentimentos idealistas e a continuação da formação da personalidade. Para Piaget (1995:122), “uma das principais diferenças afetivas entre o pensamento do adolescente e do adulto reside no fato de que inicialmente (...), o adolescente aplica o critério da pura lógica nos julgamentos dos eventos humanos”. É aí que começa a aparecer a capacidade de raciocinar sobre, de refletir sobre o próprio pensamento. E, se motivadas, as crianças, com raciocínio formal, podem pensar tão logicamente quanto os adultos.

O importante é entender que no decorrer de todo o processo de desenvolvimento a afetividade é como uma “energia” que impulsiona as ações, ficando clara, no caso da escola, a importância da relação entre professor e aluno, de modo que ambos convivam em um ambiente de harmonia, e que a aprendizagem, assim, possa fluir com mais facilidade, havendo maior rendimento e maior interação entre ambos.

Cabe ao professor investigar e conhecer mais particularmente o seu aluno e, ao longo de sua formação, não deixar que se acumulem questionamentos em relação ao indivíduo como um todo.

3) Uma outra teoria estudada durante este semestre, a teoria Psicanalítica de Freud também situaria, tanto Marquinhos quanto Pitú em um determinado estágio de desenvolvimento psicossexual. Cite qual seria o estágio possivelmente correspondente a cada um destes personagens, mencionando ainda as principais características de cada uma destas etapas.

Nos estágios de desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com