TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS EMOÇÕES E SUAS DEFINIÇÕES

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CAMPOS DE ANDRADE – PSICOLOGIA 1º E 2º PERÍODO

ANDRIELLY NUNES DE ALMEIDA

MAICON MENESES BARBOSA

EMOÇÕES E SUAS DEFINIÇÕES - RESUMO

O coração tem razões que a própria razão desconhece. A psicologia diz que os seres humanos trazem consigo quando nascem, alguns tipos de emoções. Todas elas têm uma função importante em nossas vidas, principalmente no que diz respeito à sobrevivência da espécie. A emoção é uma experiência que envolve uma pessoa toda, a mente e o corpo, sendo assim, parte integrante de sua subjetividade. É algo que desencadeia um estímulo ou pensamento, e envolve reações orgânicas e estímulos privados.

O que caracteriza as emoções humanas são os motivos e consequências vivenciadas. As emoções também podem levar as várias formas de representatividade, e fazem as pessoas sentirem-se fora do controle, ou lidar com algum meio de comportamento negativo ou positivo. Na Psicologia, não são todas as teorias que consideram a importância da vida afetiva.

  1. História das emoções

Quando estudamos separadamente pensamento e afeto, estudamos no sentido de obtermos maior profundidade de compreensão de cada um, mas na vida humana não há como dividi-los. A história sugere que as emoções têm diversas vertentes e componentes. Podemos dizer que as emoções podem ter algo envolvido com afeto, que é um meio de estado ligado a pensamentos, sensações e reações fisiológicas, que são atitudes e pensamentos expressivos que dificilmente pode ter um autocontrole. Podemos destacar que á "emoção" se predomina em várias características como: Alegria, raiva, desagrado, medo, surpresa e tristeza.

A emoção pode ser algo rotulado aonde as pessoas expressam no rosto humano uma maneira de transmitir sentimento, e adquirem um meio de figura de diferentes personalidades faciais, que podemos caracterizar com algum tipo de sentimento. As reações emocionais são, até certo ponto, aprendidas, ou seja, nosso organismo pode responder de diversas maneiras a uma situação, mas a cultura “escolhe” algumas formas como sendo mais adequadas determinadas situações ou tipo de pessoas. Durante nossa socialização, aprendemos essas formas de expressão das emoções aceitadas pelo grupo á qual pertencemos.

  1. Definição da Emoção:

Podemos definir a emoção, como uma simplificação do processo fisiológico e biológico, conforme consista uma variação desencadeada de estímulos e subjetividade, que transmite um distam automático á respectivas respostas.

As emoções são expressões afetivas acompanhadas de reações intensas e breves do organismo, em resposta a um acontecimento inesperado ou, ás vezes, muito aguardado (fantasiado) e que, quando acontece...

Nas emoções é possível observar uma relação entre os afetos e a organização corporal, ou seja, as reações orgânicas, as modificações que ocorrem no organismo, como distúrbios gastrointestinais e cardiorrespiratórios, sudorese, tremor. Um exemplo comum é a alteração do batimento cardíaco. Outras reações orgânicas acompanham as emoções e revelam vivências ou estados emocionais do indivíduo: tremor, riso, choro, lágrimas, expressões faciais, etc. Quando seguramos o choro, sentimos aquele nó na garganta. Todas essas reações são importantes descargas de tensão do organismo emocionado, denominamos descargas emocionais.

As emoções são meios naturais de avaliar o ambiente que nos rodeia e de reagir de forma adaptativa dependendo do estado ou situação que encontra o indivíduo. Os afetos ajudam-nos a avaliar as situações, servem de critério de valoração positiva ou negativa para as situações da nossa vida. Contudo muitos afetos são enigmáticos para quem os sente. Nem sempre nosso comportamento está em conformidade com nossos afetos.

As emoções são uma espécie de linguagem na qual expressamos percepções internas; são sensações que ocorrem em resposta a fatores geralmente externos. São fortes, passageiras; intensas, mas não imutáveis. Isso quer dizer que o que hoje nos emociona, amanhã poderá não nos emocionar mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com