TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agressão

Por:   •  1/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Agressão

Numa abordagem sobre a agressão podemos dizer que é qualquer comportamento com a intenção de prejudicar outra pessoa e que essa pessoa-alvo deseja evitar. De acordo com essa definição, um homicídio resultante de uma confusão é um acto de agressão, já que envolve a intenção de ferir e o desejo do alvo de evitar ser morto.

A segunda explicação possível para o comportamento agressivo é de que a agressão consiste em um estado interno accionado por certos acontecimentos. A visão mais conhecida da agressão como impulso provocado é a da Hipótese de Frustração-Agressão. Essa hipótese apresenta duas afirmações fortes: Primeiro, toda frustração provoca alguma forma de agressão. Segundo, todo acto agressivo é resultante de alguma frustração anterior.

Características Do Alvo Que Influenciam Na Agressão

Se agressão ocorre ou não, no entanto, também depende das características do alvo (a pessoa a quem se direcciona ao comportamento agressivo). Neste ponto discutiremos três características do alvo: género e raça, atribuições para um ataque do agressor e capacidade de retaliação.

Género e Raça: a agressão não ocorre por acaso. Se ocorresse, observaríamos comportamentos agressivos em todos os tipos de pessoas, dirigidos alvos de ambos os sexos de qualquer etnia e de qualquer faixa-etária. Na verdade, a agressão é dotada de padrão. Primeiro, o comportamento agressivo normalmente envolve duas pessoas da mesma raça ou etnia.

A relação entre a agressão e género depende do tipo de comportamento agressivo nos casos de maus-tratos dentro da família, a probabilidade entre homens e mulheres de serem alvos é equivalente.

Atribuição de culpa pelo ataque: os ataques directos, tanto verbais como físicos, normalmente produziam uma reacção agressiva. Mesmo assim, refreamos a retaliação quando percebemos que um ataque não teve intenção de nos prejudicar. Pesquisas indicam que a atribuição de culpa pelos maus-tratos físicos contra um cônjuge exerce papel fundamental na determinação da reacção da vítima.

Capacidade retaliatória: o facto de, muitas vezes, as pessoas que nos provocam terem o poder de retaliação faz surgir a ideia da agressão deslocada, definida como a agressão direccionada ao alvo, que excede aquilo que qualquer provocação por parte desse alvo justificaria; instigada por uma fonte diferente, a agressão é deslocada para um alvo menos disponível e menos poderoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com