TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Grandes Síndromes Geriátricas

Por:   •  16/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

CASO PRÁTICO

1. Identifique as Grandes Síndromes Geriátricas de FAP;

RESP.: No caso prático a idosa tem 76 anos e alguns meses vem enfrentado quedas frequentes em sua casa, levando-a a permanecer praticamente na casa, devido a sua última queda, onde fraturou o quadril, e ainda que o médico tenha dito que pode caminhar, a mesma sente muito medo de caminhar achando que vai cair novamente e voltar uma nova fratura que poderá leva-la à morte, a família diz que ela deve ter cuidado porque pode cair. Por outro lado a paciente diz que urina quando tosse ou faz algum esforço e que seus joelhos não estão a sustentando mais, mesmo que o médico fisiatra diga que não há causa real para que a mesma esteja sem se mexer.

As Grandes Síndromes Geriátricas de Fap é um conjunto de quadros originado pela conjunção de doenças de alta incidência em idosos, geralmente são o resultado de múltiplas e várias etiologias e produzem alterações significativas na capacidade funcional do idoso, que são:

Instabilidade e Quedas - A mobilidade é das principais funções corporais e o seu comprometimento, além de afetar diretamente a independência do indivíduo, pode acarretar consequências gravíssimas. A instabilidade postural, leva o idoso à queda, o que representa um dos maiores temores em geriatria. É fundamental conhecer as condições que a predispuseram, como ocorreu, quais os sinais e sintomas que a antecederam, a existência de comorbidades, se o idoso conseguiu se levantar sozinho e se houve fraturas. As quedas sempre procam algum tipo de lesão, sendo que a complicação mais frequente da queda é o medo de cair novamente, o que, muitas vezes, impede o idoso de deambular normalmente, deixando-o restrito ao leito ou à cadeira, aumentando o seu descondicionamento físico. Imobilidade – A imobilidade pode ser definida como a diminuição da capacidade para desenpenhar atividades da vida diária pela perda das funções motoras. O imobilismo produz uma perda de autonomia e de quakidade de vida do idoso e repercute, também, na família, sendo que a imobilidade pode ser classificada em imobilidade relativa, quando o idoso é capaz de se mover, ainda que leve uma vida sedentária e imobilidade absoluta, onde envolve o decúbito, sendo muito limitada a variabilidade postural. Doenças causadas pela imobilidade são as doenças Reumatológicas, doenças neurológicas, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, Psicológicas e Sociais. Úlcera por Pressão é a consequencia da neucrose isquemica na pele e nos teciso subcutâneos derivada da pressão sobre uma poeminência óssea, que se apresenta em paciente idosos imobilizados por qualquer causa. As Incontinencias Urinárias que são as percs de urinas pela uretra ocorrendo de forma involuntária, sua frequência aumenta com a idade. Iatrogenia refere-se a um estado de doenças, efeitos adversos ou complicações resultante do traatamento médico, podendo ocorrer a latrogenia de opinião, quando o corpo médico por desconhecimento ou preconceitos, dá ao idoso orientações equivocadas e a latorgenia por omissão, é quando os pacientes são privados de oportunidades terapeuticas com grandes possibilidade de sucesso. e a Polifarmácia, são as prescições ecessivas por parte do médico ou a uma automedicação pelo próprio paciente com elevados numeros de medicamentos.Estado Confusional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com