TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As transformações e tendências do mercado de trabalho

Tese: As transformações e tendências do mercado de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  Tese  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 6

Há pouco pensávamos que quanto mais tempo permanecíamos em uma empresa, menos seria a chance de ficarmos desempregados, o perfil dos trabalhadores era do sexo masculino, de baixa escolaridade, e que trabalhava nas indústrias.

Hoje vivemos outro momento no mercado de trabalho onde o trabalhador da indústria já não é mais dominante, não tem a garantia de emprego para toda a vida, busca novos conhecimentos, esta se especializando, é cobrado por seu desempenho, criatividade, responsabilidade e conhecimento.

As informações que tínhamos sobre trabalho/emprego/segurança social sofreram mudanças devido à influência e evolução da sociedade e formas de produção.

Os fatores que contribuíram para esta nova realidade são: as inovações tecnológicas, globalização econômica, o papel dos Estados, o individualismo, e o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho.

A exigência de aperfeiçoamento dos empregados e de novas habilidades teve como conseqüência o desemprego, a informalização, porém as empresas oferecem cursos de capacitação para seus funcionários.

Trataremos neste artigo sobre alguns aspectos que influenciaram para que estas transformações ocorressem, sobre áreas que irão gerar mais empregos, o trabalhador da área de serviços, a participação feminina no mercado de trabalho.

Buscou-se averiguar as principais mudanças, as habilidades requeridas das pessoas, as características que as empresas procuram nos candidatos a vagas. Em se tratando dos procedimentos de pesquisa o estudo classifica-se como pesquisa bibliográfica.

2 - As transformações e tendências do mercado de trabalho

A globalização econômica, informatização, inovações tecnológicas, individualismo, atuação dos Estados, participação das mulheres, a valorização do conhecimento, as novas tecnologias usadas para aumentar a produtividade, são alguns dos fatores que contribuíram para esta realidade do trabalho.

Porém teve como conseqüências o desemprego, a substituição de homens por máquinas, desaparecimento de algumas funções, mas ao mesmo tempo criou novas oportunidades de empregabilidade como a terceirização.

Alterações quanto à maneira de desempenhar o cargo, valorizando o empregado que tem idéias novas, eficazes que faça além do que lhe é designado, aumente os recursos, faça mais em menos tempo, e o empregador o incentivo a comunicação entre colaboradores, superiores, clientes e fornecedores efetiva e freqüente, obtendo dessa forma melhores resultados tanto para a organização quanto para os clientes.

A exigência de novas habilidades, criatividade, experiências, ser audacioso, são algumas características observadas para a contratação de colaboradores. Algumas empresas oferecem cursos de capacitação para ter colaboradores entusiasmados em trabalhar e fazer o melhor e dessa forma manter a estrutura da empresa em equilíbrio.

É valorizado o trabalhador que tem disponibilidade para aprender contribuindo com conhecimento atualizado para o desenvolvimento de técnicas, de novas gestões.

A crescente atuação da mão-de-obra feminina vem ocorrendo devido a diversos fatores tais como: a conquista de cargos que antes somente os homens ocupavam, menor número de filhos, investimento em educação entre outras, porém enfrentaram e ainda vêem enfrentando algumas barreiras como: as desigualdades sociais, o preconceito. Mas com iniciativas nos campos de comunicação, políticas para igualar os salários, a busca por seus direitos e deveres fez com que a mulher obtivesse progresso no mercado de trabalho, atuando em diversas áreas.

Referente à indústria e as perspectivas para o futuro com a reestruturação ocorre o desemprego, mas foi apartir deste declínio que a competitividade ganhou força. Entre pessoas e organizações uns por procurar uma empresa com boas condições de se trabalhar e crescer e outros por oferecer melhores empregos, salários e qualidade de vida.

O que pode ser visto no mercado de trabalho é o modelo de avaliação na contratação de funcionários, como a valorização do conhecimento, da criatividade, desempenho, conhecer a empresa no geral, como funcionam os outros departamentos, rotatividade de cargos, a transparência das informações sobre o que está ocorrendo internamente e externamente no trabalho, qualidade de atendimento, satisfação do cliente, logística e cada vez mais a interferência da tecnologia para melhorar os processos produtivos, influenciando o trabalhador a buscar maiores conhecimentos, capacitações e dessa forma poder interagir de forma construtiva para o campo que atua contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, de sua equipe e empresa.

"Segundo Gilson Schwartz (2008) as profissões do futuro que estão com maior oportunidade de vagas no mercado de trabalho são: setores de telecomunicação e TV digital, meio-ambiente e energia, pois a área ambiental se tornou preocupação mundial" (GILSON SCHWARTZ, 2008).

Cada vez mais as mudanças são necessárias, devemos mudar as condutas de relacionamento, quebrar paradigmas, alterar a forma antiga de ser, experimentar o novo, sair da zona de conforto, buscar formas diferentes de gerenciar com melhor eficiência e praticidade.

A mudança atua de maneira que podemos ver o mercado de trabalho com outra visão, que somos capazes de melhorar nosso ambiente e a nós mesmos, com idéias, inovações que envolvam a todos na empresa, reorganização de princípios, valores, objetivos individuais e coletivos.

Enfrentar a concorrência sem medo, investir no atendimento, satisfação, adaptar os serviços as necessidades dos clientes, atualizações constantes, kow how (saber como fazer) manter os clientes sabendo ouvi-los e repassando respostas coerentes com o assunto, passando desta forma confiabilidade da organização, da gerência, colaboradores e produtos oferecidos.

O contato entre Empresa x Trabalhador também tem se modificado ao longo do tempo, passando de um relacionamento de patrão e empregado para um contato menos distante e assim ter a oportunidade de discutirem suas idéias com os gerentes e supervisores da organização. Com esta conduta o trabalhador sente-se valorizado, não sendo apenas um operário que espera o salário no final do mês, e sim um colaborador comprometido com seu trabalho, e que a empresa não pense somente em lucratividade, mas também no bem estar do colaborador.

2.1 - Grandes mudanças no mundo globalizado

Os 10 empregos mais requisitados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com