TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Asad

Ensaios: Asad. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

Portal do Marketing Artigos de Marketing Artigos Administração Artigos de Psicologia Sustentabilidade Artigos de Logística Cursos Colunistas Consultores Dicionário Marketing Dicionário Logística Dicionário Propaganda Dinâmicas Especial Maslow Frases Links Livros Palestrantes Fale Conosco Sinopses de Livros Vídeos de Marketing

Fundamentos de Marketing

Por José Carlos Rocha Júnior e Flávio Tófani

18/06/2007

RESUMO

O artigo científico tem por finalidade explicitar as várias ferramentas de marketing que podem proporcionar uma eficiente penetração no mercado global atual – sejam produtos, serviços ou empresa. A pesquisa realizada foi intensificada nos autores referenciais de cada tópico ilustrado, alcançando informações precisas, embasadas em contexto teórico e prático. Os resultados obtidos refletem toda a significância atual desta modalidade nas organizações de sucesso.

Palavras-chave:.

Marketing; Composto de marketing; Comportamento do consumidor; Inteligência de mercado; Segmentação; Posicionamento

INTRODUÇÃO

Este artigo foi desenvolvido com o intuito de servir como instrumento norteador para novas abordagens e operações de marketing bilateral em mercados homogêneos ou heterogêneos.

No decorrer do mesmo, é possível identificar conceitos iniciais e abordagens clássicas do marketing contemporâneo, analisando vertentes consideráveis que influenciam o ambiente em que o mesmo está inserido.

Tais vertentes podem ser consideradas como elementos que agregam o composto e influenciam diretamente o comportamento do consumidor no processo de tomada de decisão.

Discorre ainda sobre estratégias inteligentes em mercados restritivos para alavanca comercial e exposição de marcas. Apresenta alternativas importantes de segmentação de mercado, como técnica essencial de marketing one-to-one – característico do fundamento atual de marketing.

Finalizando, ainda posiciona todas as estratégias mencionadas em seu conteúdo, identificando vantagens competitivas e, como não poderia deixar de ser, interagindo todos os departamentos da organização em prol do composto de marketing necessários para o bom desempenho – seja de produtos, serviços ou da própria empresa.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 O conceito de Marketing

Poucos conceitos têm tantos e tão distintos predicados quanto o marketing.

Segundo Drucker (1991:123), “marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função em separado. Marketing é o negócio visto do ponto de vista do seu resultado final, ou seja, do ponto de vista do cliente. O sucesso nos negócios não é determinado pelo produtor, mas pelo consumidor”.

Daí então pode entender que a organização é um organismo vivo com valores e propósitos específicos. Um sistema único, composto por diversos subsistemas, cada um com suas devidas responsabilidades.

Kotler (2000:30) define marketing como o “processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

O mercado ainda oferece guarida a empresas com foco na produção. A demanda reprimida no país - de serviços de infra-estrutura básica a bens de consumo ditos supérfluos - aliada às margens de lucro ainda altas, permite que a competição com base na redução de preços e na abrangência de distribuição seja adequada a muitas indústrias.

Tais indústrias ou organizações detêm relações mútuas que evoluem ao longo do tempo com seus clientes. Basicamente , quatro são suas orientações :

· Orientação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com