TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Asdasdasddsa

Pesquisas Acadêmicas: Asdasdasddsa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

lescência planejada (ou programada)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Obsolescência programada

Às vezes, os profissionais de marketing introduzem deliberadamente a obsolescência em sua estratégia de produto, com o objetivo de gerar um volume de vendas duradouro reduzindo o tempo entre compras sucessivas. Um exemplo poderia ser o de uma máquina de lavar roupa, que é deliberadamente projetada para deixar de funcionar cinco anos após a compra, obrigando os consumidores a comprar outra máquina para os próximos cinco anos 2 Numa indústria altamente competitiva, esta estratégia costuma ser arriscada porque os consumidores podem comprar máquinas dos fabricantes concorrentes. A prática de obsolescência planejada é também considerada por muitos consumidores como um sinal de comportamento antiético. Benito Muros, da SOP (Sem Obsolescência Programada),3 inventou uma lâmpada de longa durabilidade e recebeu ameaças por causa de sua invenção.4 A inspiração para sua criação foi a Centennial Bulb, que permanece funcionando desde 1901.5

Obsolescência perceptiva (ou percebida)[editar | editar código-fonte]

A obsolescência perceptiva é uma forma de reduzir a vida útil dos produtos que ainda são perfeitamente funcionais e úteis. Os fabricantes lançam produtos com aparência inovadora e mais agradável, além de pequenas mudanças funcionais, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados. Dessa forma, induzem o consumidor à troca6 . Um bom exemplo é a moda, que se modifica de forma a estimular a frequente aquisição de novos modelos de vestuários.

Referências

Ir para cima ↑ COS, Jordi Pau; Gasca, Ricardo Navascués. Manual de Logística Integral. Madri: Diaz De Santos, 1998. ISBN 8479783451

Ir para cima ↑ KAZAZIAN, Thierry; Heneault, Eric Roland Rene. Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. São Paulo: Senac, 2005. ISBN 8573594365.

Ir para cima ↑ OEP Electrics - Sin obsolescencia programada. Página visitada em 8-7-2013. (em espanhol)

Ir para cima ↑ Eco Debate - Espanhol que inventou lâmpada que não queima é ameaçado de morte. Página visitada em 8-7-2013.

Ir para cima ↑ Centennialbulb - Página visitada em 8-7-2013. (em inglês)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com