TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atenção

Tese: Atenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  Tese  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

ATENÇÃO

Popularmente a atenção é confundida com concentração, alerta, vigília e observação – havendo dificuldades em distinguir estes fenômenos. Para Cabral e Nick (s/d) concentração seria atenção exclusiva e persistente a um objeto limitado ou a determinado aspecto de um objeto. Em Psicologia, atenção é considerada uma função mental complexa que se refere à capacidade do sujeito para focalizar sua mente em algum aspecto ou estímulo do meio ambiente ou conteúdo interno.

A atenção consiste em enfocar certas porções de uma experiência de modo que elas se tornem mais evidentes ou destacadas. Também caracterizada como a atividade ou estado pelo qual um indivíduo aumenta sua eficiência mental em relação a certos conteúdos psicológicos (perceptivos, intelectuais, etc.) selecionando certas partes ou certos aspectos e inibindo ou negligenciando outros. Cortese, Matos e Bueno (1999) ressaltam sem esta capacidade de seleção a quantidade de informações externas e/ou internas seria enorme a tal ponto de inviabilizar qualquer atividade mental.

De acordo com Barton e Reilley (1995) a atenção pode ser considerada uma função mental complexa que se refere à capacidade do sujeito para focalizar sua mente em algum aspecto ou estímulo do meio ambiente ou do seu conteúdo interno. Silva (1999) diz que a atenção é o sistema no qual ocorre um processo sequencial numa série de estágios, com diferentes sistemas cerebrais envolvidos, podendo variar, não somente entre os indivíduos, mas também em cada pessoa de acordo com suas diferentes condições (cansaço, depressão, etc.) e grau de alerta.

A atenção é um componente habitual da vida diária e segundo Harlow et al (1978) é impossível prestar atenção em todas as coisas que acontecem ao redor do ambiente e aquelas que são percebidas, definem o alcance do comportamento em dado período de tempo. Existem alguns fatores que interferem na atenção, tais como estados emocionais, importância e interesse que o indivíduo dispensa na realização da atividade, fatores externos como intensidade, tamanho e repetição dos estímulos, fatores internos como predisposição e preparação para a atividade, motivação e aprendizagem.

Existe uma classificação para diferentes tipos de atenção, apresentados a seguir. Atenção espontânea: se impõe pelos objetos, quando a pessoa está menos ativa e alerta; Atenção voluntária: capacidade de provocar ativamente a atenção, mais ligada às motivações e vontades; Atenção concentrada: capacidade de abstrair-se de tudo e fixar em um objeto; Atenção distribuída: capacidade de estar atento a vários estímulos simultaneamente; Atenção mantida: grau especialmente intenso da vontade, que mantém e reforça a própria atenção e que costuma ser necessária para a atenção concentrada.

O presente relatório dará enfoque à atenção concentrada, utilizada na realização do Teste AC, apresentado posteriormente. A atenção concentrada diz respeito à capacidade de selecionar uma fonte de informação (estímulo do meio ambiente ou do mundo interior) dentre todas as que estão disponíveis em um determinado momento e conseguir dirigir sua atenção ou manter o foco para este estímulo ou tarefa a ser realizada no decorrer no tempo. Em qualquer tarefa que precise ser realizada ou atividade em que esteja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com