TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atenção

Resenha: Atenção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

É interessante analisar essa tabela e perceber que todos os 8 tópicos tem uma relação bastante grande com o processo da atenção, pois o indivíduo precisa analisar o ambiente ao redor e analisar o seu próprio interior para descobrir qual é a melhor atitude a tomar.

Saindo agora de Jung, os processos sensoriais também influenciam muito o tanto de atenção que o indivíduo presta às coisas principalmente externas nesse caso, e os processos mais envolvidos seriam a visão e audição. A visão é a sensibilidade aos raios magnéticos, que passam pela córnea, cristalino, pupila e retina, e depois encontram os receptores chamados de cone e bastonete (o primeiro é mais diurno e o segundo é mais noturno). Já a audição é caracterizada pela passagem da onda sonora pelo ouvido externo (orelha, canal auditivo), ouvido médio (tímpano, martelo, bigorna, estribo) e ouvido interno (cóclea).

Outro fator que influencia muito o nível de atenção do indivíduo é a consciência. Isso ocorre pois o elemento que é o foco de atenção está no ponto central do campo da consciência. Por causa disso é que deixamos de nos concentrar em coisas ao redor

Existem ainda dois tipos principais de atenção, que são a seletiva e a dividida. A nossa atenção é principalmente seletiva, pois não conseguimos prestar atenção em todos os estímulos ao mesmo tempo, e porque muitas vezes conseguimos ignorar os estímulos supérfluos e nos focar nos estímulos que nos importam.

Mesmo tendo mais atenção seletiva, nós também conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo, o que é caracterizado pela atenção dividida. Muitas vezes a nossa atenção dividida entra em ação quando temos vários estímulos relacionados com os processos sensoriais, como a visão e audição.

O neuropsicólogo Bernard Croisile afirma que existem cinco tipos principais de atenção, sendo que ele inclui a atenção dividida e a seletiva:

- Atenção Concentrada: habilidade de se concentrar em uma coisa e excluir as outras coisas ao redor.

- Atenção Sustentada: habilidade de se concentrar em uma tarefa por um tempo longo.

- Atenção Seletiva: habilidade de selecionar os estímulos em que prestará atenção.

- Atenção Alternada: habilidade de se focar em diversas tarefas alternadamente.

- Atenção Dividida: habilidade de se concentrar em diversas tarefas ao mesmo tempo.

Segundo ainda o psiquiatra Geraldo José Ballone existem outros 3 tipos de atenção:

- Atenção Motora: consciência está focada numa atividade física e muscular.

- Atenção Intelectual: reflexão e atividade racional para a resolução de algum problema.

- Atenção Sensorial: relacionada com os processos sensoriais.

De acordo com Bleuler ainda, a atenção possui duas qualidade: a de vigilância e a de tenacidade. Segundo o psiquiatra, a vigilância é a capacidade de desviar a atenção para vários focos e a tenacidade é a capacidade de se manter em um único foco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com