TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa

Trabalho Escolar: Atividade Avaliativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO

MULTIDISCIPLINAR

CONCEITO

DE

TRANSDISCIPLINARIDADE

E

CURRICULO INTEGRADO

Cristina de Souza Santos RA:203107

Lucinéia Cistina Cardozo RA:203208

Tatiane C. Lima Rossi RA:203209

Introdução

O trabalho com projetos é positivo tanto para os alunos quanto para o professor, ganha o professor que se sente realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos. E assim o aluno obtém de forma construtiva e proveitosa, desenvolvendo capacidade de selecionar e sintetizar.

Dentro do contexto do projeto estaremos desenvolvendo o conceito de transdisciplinalidade e currículo integrado, como esses fatores como esses fatores tem refletido no papel da escola e professores em nossa sociedade atual. A transdisciplinalidade é um período de transição entre a fase obscura e vazia da educação com o conhecimento, que busca o conhecimento da interdependência de todos os aspectos da realidade. Para que haja transdisciplinalidade é necessário que se tenha dominado o “pensamento complexo” que implica a delimitação de um ponto de vista multidisciplinar e não de um ponto de vista único. Finalmente, ente o intuito não é meramente adicionar saberes mas organizá-los, integrá-los na compreensão de fenômenos de toda sorte.

Enquanto o currículo integrado engloba tudo o que diz a respeito da educação numa tentativa de promover maiores parcelas de interdisciplinaridade na sua construção.

Onde as diferentes disciplinas devem estar interagidas, e a integração coloca as disciplinas e cursos numa perspectiva relacional. Colocando em pratica transdisciplinaridade e o currículo integrado isso contribui para a construção numa educação igualitária.

A proposta do currículo integrado busca definir as finalidades da educação escolar por referencia as necessidades da formação humana, tendo no trabalho principio educativo.

O educador deve buscar dento do contexto transdisciplinaridade novos horizontes

Desenvolvimento

Encontramos no capitulo do livro “Um Novo Tempo de Conhecimento-Transdisciplinaridade” de Basarab Nicolescu, o processo de declínio das civilizações e suas raízes estão mergulhadas nas mais completas obscuridades. Através da transdisciplinaridade visa resgatar a educação, segundo o autor uma grande defasagem entre as mentalidades dos atores e as necessidades internas de desenvolvimento de um tipo de sociedade sempre acompanha a queda de uma civilização, que tem recebido um montante de saberes e desses acumulados, de nada tem atribuído ou integrado no interior dessa civilização.

No momento em que vivenciamos os saberes sem procedentes tem aumentado, onde há um grande desafio, busca assim pontes entre diferentes disciplinas, surgindo assim: Pluridisciplinaridade e da Interdisciplinaridade.

Pluridisciplinaridade é o estudo de um objeto de uma única disciplina por varias ao mesmo tempo.

Com esse método busca enriquecer o currículo com objeto e ultrapassar as disciplinas.

A interdisciplinaridade tem uma mesma busca diferente da pluridisciplinaridade. Visa a transferência de método de uma disciplina para outra.

A transdisciplinaridade- como prefixo trans indica, diz respeito aquilo que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas.

Seu objetivo é a compreensão do mundo presente.

Onde vimos as necessidades lógicas da transdisciplinaridade e o declínio da complexibilidade estão entre o desafio da sociedade, e saber lidar com esses desafio de enriquecer o currículo.

A transdisciplinaridade é uma teoria do conhecimento é uma compreensão de processos, é um diálogo entre as diferentes áreas do saber e uma aventura do espírito, uma nova atitude, assimilação de uma cultura, é uma arte.

“Dentro da” Formação Humana e metodologia dialética no currículo integrado da educação profissional”chegamos a conclusão que: A organização do trabalho pedagógico promove a construção de um currículo integrado independentemente da modalidade ou curso de educação profissional, configurando-se como ima pratica possível de ser realizada em cada instituição de ensino apresentado como horizonte a concepção de escola unitária

O tema implica em relacioná-lo inicialmente as políticas educacionais para educação profissional. A concepção metodológica dialética como pressuposto da pedagogia histórico - critica que se articula a construção do currículo integrado. O artigo busca contribuir no processo de construção do currículo integrado para educação profissional através de uma experiência realizada com os sujeitos pedagógicos, na perspectiva da práxis. Buscando relatar uma experiência de educação diferenciada de educação continuada, visando compreender a percepção dos quanto a formação e desenvolvimento metodológico.

.

Favorece a analise da realidade, coletivo e a construção do conhecimento visando a integração do currículo e a formação humana no mercado de trabalho, inserindo os jovens na atividade social, depois de ter levados a certo grau de maturidade e capacidade, a criação intelectual e pratica é a certa autonomia e na orientação e na iniciativa. Portanto a realidade da dialética possui uma lógica concreta, baseada na pratica- teria-pratica. A construção do currículo integrado articula juntamente com a concepção metodológica dialética. Ele visa o diagnostico da realidade sendo compreensão da forma que o currículo em ação vem sendo desenvolvido.

Faremos um breve relato sobre as questões relativas aos trabalhos docentes, destacando as principais que farão parte da implementação se intervenção na escola junto aos professores.

_Organização dos trabalhos pedagógicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com