TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 01

Monografias: Aula 01. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADES DA AULA 1

1. Segundo (BOCK, 2002). Compreender em profundidade algo que compõe o nosso mundo significa recuperar a sua história.

Sobre a história da psicologia e conceitos que definem psicologia.

A- Discorra sobre a origem da psicologia enquanto ciência;

A psicologia iniciou entre os povos gregos, com o propósito de estudar os comportamentos e processos mentais dos seres humanos. Com o passar do tempo, houve alguns teóricos que se inicio o estudo na área da psicologia, um deles foi Wilhen Wundt, que criou um laboratório para estudar os comportamentos dos seres humanos. Sendo assim a psicologia passou a ser classificada como ciência, onde os cientistas começaram a usufruir experimentalmente. Vale destacar que a psicologia nasceu na Alemanha, mas foi nos Estados Unidos que surgiram as primeiras escolas em psicologia.

B- Descreva sobre o objeto de estudo da Psicologia;

Segundo o material exposto apresenta o objeto de estudo da psicologia é a inserção do homem e a sua subjetividade. No campo da psicologia existem diversos pesquisadores que possui uma linha teórica conforme suas concepções, esses psicólogos estuda o comportamento do ser humano como: as emoções, sentimentos e pensamento tudo que diz a respeito do ser humano.

C- Apresente as especialidades da psicologia que mais lhe chamou a atenção, justifique.

A teoria de Freud foi a que me chamou mais atenção, pois o mesmo apresenta teoria do aparelho psíquico, que se divide a personalidade em Id: busca a satisfação imediata, sem se preocupar com as circunstâncias da realidade. Ego: representa a razão ou a racionalidade, ou seja, o ego obedece ao principio da realidade, contendo as demandas em busca do prazer até encontrar o objeto apropriado para sua satisfação. Superego: se desenvolve desde o inicio da vida, na infância as crianças assimila as regras e os comportamentos ensinados pelos pais, e seguem estes valores ensinados.

2. Ainda sobre o aspecto histórico da psicologia, após leitura sobre as principais abordagens da psicologia. Disserte as teoria de Freud.

Para complementar Freud apresenta a teoria do aparelho psíquico que se divide em três níveis de consciência:

O inconsciente que reserva os instintos e elementos que nunca foram conscientes ou que não são acessíveis á consciência por algum motivo. É neste nível que é encontrado os traumas, e assim apresenta conteúdos reprimidos por censura interna.

Pré- consciente é uma parte do inconsciente, e torna- se consciente com facilidade, constam as memórias acessíveis. São lembranças de como, por exemplo, do se fez ontem.

Consciente é responsável por receber informações do mundo exterior e interior, ou seja, informações do ‘‘aqui e agora”.

Freud apresenta a teoria do aparelho psíquico que dividiu a personalidade em:

Id: busca a satisfação imediata, sem se preocupar com as circunstâncias da realidade.

Ego: é a parte do aparelho psíquico que esta em contato com a realidade externa, equilibra as exigências do id e do superego. É conduzido pela realidade, busca o prazer de acordar com a realidade, suas funções são a percepção, memória, sentimentos e pensamentos.

Superego: se desenvolve desde o inicio da vida, na infância as crianças assimila as regras e os comportamentos ensinados pelos pais, e seguem estes valores ensinados.

Professora aqui esta a segunda teoria que faltou, espero que considere. Obrigado.....

Freud apresentou a teoria de desenvolvimento humano através da psicossexualidade, quando refere a sexualidade ele quer dizer prazer e não o sexo em si:

Fase oral: é caracterizada pela sucção, a zona erógena é a boca e sistema digestivo. O prazer através da obtenção dos alimentos.

Fase anal: (2-3 anos) zona erógena é a região anal e o próprio controle dos esfíncteres. A criança sente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com