TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 05 Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Aula Tema 05 Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Filosofia

Aula-tema 05: Conhecimento: subjetividade, sensação e percepção

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Filosofia

Aula-tema 05: Conhecimento: subjetividade, sensação e percepção

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Filosofia apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (CRISTINA APARECIDA LOPES DE MORAES ).

Anhanguera Educacional

2014

Responda às questões:

1. O que é empirismo? Quais suas principais características? Dê um exemplo de conhecimento empírico.

O empirismo sao todas as idéias ou percepção, mais fracas, sao cópias das nossas impressões ou percepcões mais intensas.

Posso escrever que uma das suas principais caracteristicas e que o conhecimento provém da experiência, que é obtida através dos objetos sensíveis externos bem como nas operações internas; através dos sentidos obtemos as ideias de cores, gostos, temperaturas e tantas outras qualidades. Outras caracteristicas posso dizer que são aquelas internas, como o conhecer, o duvidar, o querer, o crer. Essas são ideias da reflexão, que ocorrem quando a mente analisa suas próprias operações.

Um dos exemplos e que a capacidade de comparar ideias simples, uni-las e, formar outras ideias: as complexas. Apesar disso, o entendimento não consegue criar nenhuma ideia que não seja derivada da experiência ou da reflexão. Como saber um sabor que nunca testou? Como saber um sentimento que nunca teve? Se alguém nunca provou um ovo frito, não há com saber o gosto exato dessa comida. As ideias simples podem entrar na nossa mente graças a um único sentido (como as cores entram pela visão, os sons pela audição), por mais de um sentido (figura, espaço, coisas que podemos sentir tanto pelo tato como pela visão), pela reflexão (dor, prazer) ou por ambas (por meio do sentido e da reflexão). O conhecimento humano é construído pela abstração dos elementos que ocorrem na experiência.

2. O que é racionalismo? Quais suas principais características? Dê um exemplo de conhecimento racional.

O racionalismo diz que para obtermos o conhecimento devemos usar exatamente o mesmo instrumento que usamos ao trabalhar com números, a razão nos fornecer conhecimento seguro.

Descartes considerava a razão como algo natural; além de ser comum a todos os homens, ela é una. Segundo o filósofo, as ciências exatas são o lugar onde a razão está mais bem expressa; por esse motivo, ele pegou emprestado o método matemático para aplicá-lo em seu sistema.

filosófico. Ele acreditava que o rigor da disciplina poderia conduzir o pensamento de forma mais exata. Assim, Descartes passou a colocar em dúvida tudo que existe e não seja claro e distinto – dos objetos simples aos mais compostos, dos objetos mais imediatos até os mais universais.

Um exemplo de conhecimento e que tenho como ideia clara e distinta aquela ideia que tenho de mim mesmo: uma vez que é certo que penso e, já que penso, existo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com