TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviarismo

Tese: Behaviarismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Tese  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 5

Behaviorismo

A ciência do comportamento ou “Behaviorismo” tendo por base E-R (Estímulo-Resposta), passando por vários estudos e informações oriundas de tempos e lugares até chegar certo homem chamado B.F.Skinner. Passando por muitas criticas da psicologia anterior através de método de Introspecção (a auto-análise da mente para se inspecionar e relatar os pensamentos ou sentimentos pessoais) que para o behaviorismo não significa nada, pois vem de uma filosofia mentalista sendo o behaviorismo totalmente funcional e com influencia mecanicista.

Também tivemos muitos nomes que contribuíram muito com suas pesquisa como :

Jacques Loeb (1859-1924) com sua teoria do Tropismo(movimento forçado involuntário) e Memória associativa (associação entre estímulos e resposta usada para provar a existência da consciência nos animais )

Edward Lee Thorndike (1874-1949) falando sobre conexionismo ( abordagem dada por Thorndike á aprendizagem baseada nas conexões entre as situações e resposta ), a caixa problema( um caixa elaborada para testa a inteligência e o comportamento dos animais), aprendizagem por tentativa-e-errro(aprendizagem baseada na repetição das tendências de respostas que levam ao êxito), lei do efeito(os atos que produzem satisfação em determinada situação torna-se associados a ela; quando a situação se repete, o ato tende a ocorrer) e lei do exercício(quando mais um comportamento é realizado em uma situação, mais forte se torna a associação entre comportamento e situação)

Ivan Petrovitch Pavlov (1849-1934) falando sobre Reflexo condicionado(reflexo condicional ou dependente na formação de uma associação ou ligação o estimulo e a resposta), o Aparelho de Pavlov (para estudar a resposta de salivação condicionada de cães).

E nomes como Vladimir M. Bekhterev,(1857-1927) falando sobre reflexos associados (reflexos provados não apenas por estímulos não-condicionados, como também por estímulos que foram aos estímulos originais) até chegar em um grande nome a qual foi de muita influencia para as pesquisas de todos eu aderem o psicologia behaviorista John B. Watson.

John B. Watson foi a peça fundamental para o formação da ciência do comportamento com seu estilo de vida altamente regrado teve muitos sucesso com suas pesquisas e adquiriu grande nome em sua época tal momento que a psicologia behaviorista não tinha chega ao seu patamar porem foi com Watson que se divulgou para todo o mundo onde muita áreas que começaram a aderir ao behaviorismo como nas escolas, clinicas e outras áreas a qual se emergia, devido sua eficácia e eficiência de bom resultados.

Os métodos de Watson:

• A observação com e sem o uso de instrumentos

• Método de teste

• O método de relato verbal

• O método do reflexo condicionado

Nessse tempo Watson recebia muitas criticas por que tudo aquilo que não era igual o pensamento sobre psicologia seria então contra e Watson vem com algo novo, enquanto todos estavam tentando explicar e caminhavam para um rumo vem então John B. Watson não querendo explicar e sim atiráveis do E-R mostrando resultados sem a”introspecção “ por que coisas como Imagem, sensação, mente,e consciência não significa nada para a ciência do comportamento. E com uma abordagem nova conquistou a muitos a popularização fui muito grande a ponte de até na educação de Pais e Filhos ter muita influencia do behaviorismo naquela época e até nos dias de hoje.

Neobehaviorismo

Depois com muita influencia e com base nos estudos de Watson vem o neobehaviorismo este que começa este movimento são Tolman, Hull e Skinner e compartilhavam em diversos pontos em comum:

• Os estudos da aprendizagem constitui o tópico central da psicologia

• Em sua maioria, os comportamentos, independente da sua complexidade pode ser entendido pelas leis do comportamento.

• A psicologia deve adotar o principio do operacionismo

E também o Operacionismo( doutrina que afirma ser possível definir o conceito físico com precisão em relação ao conjunto de operações ou procedimentos que o determinam). Com o tempo surge também o behaviorismo intencional( o sistema de Tolman que combina o estudo do comportamento com a ponderação da intenção do propósito no comportamento)

Com suas variáveis:

• O estimulo ambiental

• Os impulsos fisiológicos

• A hereditariedade

• O treinamento prévio

• A idade

Variáveis intervenientes ( fatores não-observaveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com