TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biheviorismo

Tese: Biheviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  Tese  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

Algumas Abordagens Teóricas da Psicologia_ RESUMO

BEHAVIORISMO

Watson e Pavlov partilhavam as ideias de Thorndike, fundador do Associacionismo (associação de ideias).

Definição de Behaviorismo.

O Behaviorismo pode ser considerado uma versão extrema do As¬sociacionismo, focalizando inteiramente a associação entre um estímulo observado e uma resposta observada. O Behaviorismo afirma que a ciência da Psicologia deveria tratar apenas do com¬portamento observável (STEMBERG, 2000, p. 29).

Os behavioristas rígidos e extremos, chamados "radicais", seguiam o modelo E-R (estímulo – resposta). O comportamento dentro desse modelo é obser¬vado seguindo o estímulo e a resposta obtida, ocorrendo, então, a análise do fato.

A noção de re¬flexo condicionado surgiu mediante uma descoberta acidental.

Na época, Pavlov pesquisava sobre as glândulas digestivas de cães, utilizando, para isso, o procedimento de exposição cirúrgi¬ca para a coleta das secreções digestivas. Ele observava os cães em determinadas horas do dia, especialmente nos momentos em que lhes era oferecida a comida, quando ocorria, então, a salivação. Foi percebido, pois, que essa salivação era involuntária (resposta incondicionada, reflexa) vis¬to que ela acontecia sempre quando eles recebiam a comida na boca.

No entanto, por acidente, Pavlov observou que os cães pas¬saram a salivar, também, ao ver a comida ou mesmo ao ouvir o barulho dos passos do tratador que os alimentava. Essa reação não aprendida de salivação se associou/se condicionou ao estímulo (ver a comida ou ouvir os passos) anteriormente associado ao recebimento da co¬mida pelos cães. Esse comportamento foi chamado por Pavlov de reflexo condicionado (É um reflexo condicionado porque é um comportamento involuntário que se condicionou a um estímulo – comida, passos).

Portanto, o comportamento reflexo/respondente é referente ao condicionamento clássico, onde há a manipulação de um estímulo para obtenção de uma determinada resposta.

Para Pavlov, o condicionamento clássico evidencia-se, por¬tanto, na aprendizagem de respostas emocionais e fisiológicas in¬voluntárias ou reativas, como o tremor, a taquicardia, a salivação e a sudorese, porque são respostas automáticas (reflexas) a determinados estímulos do meio condicionado (aprendido).

Pavlov desenvolveu, portanto, alguns importantes conceitos em sua teoria, os quais foram também importantes para a apren¬dizagem. São eles: a generalização, a discriminação e a extinção.

A generalização refere-se à condição do comportamento aprendido, por exemplo, da salivação dos cães, que, ao ouvirem o som da campainha, apresentam uma resposta condicionada e passível de ser reproduzida em situações de estímulos diferentes.

Já a discriminação compreende a capacidade ensinada aos cães de responderem a determinado tom, e não a outros tons, mesmo que estes sejam semelhantes.

O último conceito é a extinção, que ocorre quando um estí¬mulo condicionado (a campainha) é apresentado um número de vezes, e o estímulo incondicionado (a carne) não é dado aos cães. Com o tempo, a resposta condicionada (salivação)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com