TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CECF

Pesquisas Acadêmicas: CECF. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  878 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Os Centros de Convivência da Família são unidades que visam através de atividades sócio educativas, assistenciais e de capacitação, melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos tendo como público alvo as famílias, em especial atenção a adolescentes e idosos. Os centros têm como objetivo atender famílias, articular a rede de serviços sociais da comunidade e desenvolver ações comunitárias. Através de cursos profissionalizantes, atividades socioculturais, desportivas, atendimento psicológico e sócio assistencial. Visando capacitação profissional e inserção no mercado produtivo, promover ações de estimulo ao esporte e a cultura além de atendimentos psicológicos e sócioassistenciais.

HISTÓRIA

Inaugurado na década de 90, no governo do professor Gilberto Mestrinho, pelo decreto Nº 13. 980 de 21/06/1991 recebeu o nome de Área Assistencial e Recreativa - ARAR, vinculado a Secretaria do Estado do Trabalho e Ação Comunitária - SETRAC.

Tinha como objetivo prestar assistência aos comunitários nas áreas de educação, esporte, lazer, segurança, capacitação profissional para geração de renda. A sua área interna era composta por: prédio principal, sala administrativa, sala de aula, deposito, três anexos com atividades diversas e em sua área externa contava com um campo de areia, uma quadra de futisal e uma quadra para vôlei. Ao longo de sua história a Área Assistencial e Recreativa – ARAR passou por duas (2) pequenas reformas, em 1996 e 2002.

Atualmente a Área Assistencial e Recreativa - ARAR é conhecida como Centro de Convivência da Família – CECF Teonizia Lobo e tem como objetivo atender o segmento familiar, possibilitando melhorar a qualidade de vida das crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres e pessoas com deficiência, protegendo e garantindo os direitos individuais e ampliando a rede de atendimento criando assim, condições para efetivação de ações concretas de combate a pobreza a partir de iniciativas inovadoras, numa interface com as demais políticas publicas, notadamente educação, cultura, esporte, lazer, contando com parcerias de organizações governamentais e não governamentais, promovendo o protagonismo, convivência familiar e comunitária.

O Centro de Convivência da Família Teonizia Lobo dispõe de salas para cursos de inclusão digital, salão de beleza, artesanato, dança, corte e costura e teatro, além de pista de skate, quadra poliesportiva coberta, campos de área para futebol, vôlei e muito mais. O mesmo está situado na rua: Penetração II, Nº 200, Bairro: Amazonino Mendes telefone para contato: (SEAS) (92) 3878-6250 / 6261/ 6257 (CETAM), 3878-6253 (SEJEL), 3878-6251, na qual o mesmo tem seu funcionamento de segunda à sexta feira das 06:30 às 22:00, segunda a quita feira das 22:00 às 02:00, sábado das 9:00 às 21:00h e aos domingos das 9:00 às 21 somente com atividades recreativas.

O QUE É O CECF?

O Centro Estadual de Convivência da Família é um espaço público que faz parte da política Estadual de Assistência Social, implantado pelo Governo do Amazonas, e oferece um conjunto de serviços, qualificação profissional, esportiva e de lazer, que visam proporcionar aos comunitários melhorias na qualidade de vida, fortalecendo o convívio familiar e comunitário.

Possui uma equipe composta por: Subgerente, Apoio Técnico, Apoio Logístico, Assistentes Sociais, Psicólogos, Pedagogos, Coordenador Artístico, Auxiliares Administrativos, Estagiários e Profissionais das áreas de direito (atendimento jurídico), qualificação Profissional e Esporte. O CECF tem como um de seus objetivos assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária.

Os CECF são direcionados para os cidadãos que se encontram em situações de vulnerabilidade e riscos, tais como: famílias e indivíduos com perda ou fragilidade dos vínculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade; ciclos de vida; identidades estigmatizadas em termos éticos, cultural e sexual; desvantagem pessoal resultante de deficiências; exclusão pela pobreza e, ou, no acesso às demais políticas públicas; uso de substâncias psicoativas; diferentes formas de violência advinda do núcleo familiar, grupos e indivíduos; inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho formal e informal; estratégias e alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar risco pessoal e social.

PARCERIAS E ATIVIDADES DISPONÍVEIS NO CECF – MUTIRÃO

O Centro de Convivência da Família CECF – Teonizia Lobo conta com cursos, serviços e atividades esportivas advinda de suas parcerias Governamentais com SEAS (Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania), CETAM (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas) e SEJEL (Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer), proporcionando a comunidade uma grande diversidade de atividades em prol de uma melhor qualidade de vida biopsicosocial. Os cursos, serviços e atividades oferecidas por cada um são:

SEAS (Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania).

Núcleo de Serviço Social

• Oficinas de Planejamento Familiar,

• Oficina de Educação Ambiental,

• Grupo de Grávidas,

• Visitas Domiciliares,

• Encaminhamentos,

• Orientações e Informações,

• Atendimento Individual,

• Atendimento Psicossocial,

• Oficinas com Idosos e Envelhecestes.

NÚCLEO DE PSICOLOGIA

• Orientação Profissional e Mercado de Trabalho,

• Oficina da Memória,

• Auto-Estima,

• Visitas Domiciliares,

• Encaminhamentos,

• Atendimentos Individuais,

• Atendimentos Psicossocial,

• Oficinas com Idosos e Envelhecestes.

NÚCLEO DE PEDAGOGIA

• Oficina de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com