TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLINICA DE REPOUSO

Monografias: CLINICA DE REPOUSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

No Brasil, os últimos 40 anos marcaram de forma significativa a questão dos idosos em nossa sociedade devido a uma dinâmica demográfica resultante da urbanização acelerada e das transformações no modo de vida, seja pela redução da fecundidade e do tamanho das famílias, por mudanças em sua composição, ou ainda pela crescente presença da mulher no mercado de trabalho.

O fato é que as pessoas com mais de 60 anos representam uma parcela crescente da população do Estado, atingindo já cerca de 10% do total, e cada vez mais vivem sós ou em pequenas famílias, como chefes ou cônjuges em sua grande maioria; em menor proporção, vivem com outros membros da família. Seus rendimentos têm-se constituído, muitas vezes, como arrimo aos demais familiares.

Especificamente com relação aos idosos abrigados em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), sua proporção é pequena no conjunto da população idosa do Estado. Considerando a Contagem Populacional do IBGE para 2007, os 5.393 internos com mais de 60 anos que vivem nas instituições pesquisadas representam 0,5% da população com essa idade. No entanto, essa proporção tende a crescer rapidamente dados os baixos níveis de renda de uma grande parcela da população, quando se ampliam as demandas pelo atendimento público nessa área (DEBERT, 2004).

Uma casa de repouso é um estabelecimento mantido por instituições filantrópicas, geralmente religiosas, destinado a amparar pessoas necessitadas, idosos ou inválidos, que não têm onde morar, geralmente sem família ou conhecidos e que não são amparados por outrem, dando a elas moradia, alimentação e cuidados higiênicos e de saúde. Também são conhecidos como asilos. Estas casas foram criadas por causa de valores cristãos, como o amor e a caridade. Existem também casas de repouso com fins lucrativos (empresas) (PEREIRA, 2003).

A casa de repouso pode oferecer diversos serviços, mas basicamente são os médicos (enfermagem, nutrição, fisioterapia, dermatologista, ortopedista) e de lazer (comemorações de datas festivas, recreações, canto e música com amigos e familiares), com o objetivo de garantir uma qualidade de vida que os idosos poderiam não estar tendo mais em casa.

Eles podem ser hospedados por períodos, conforme a necessidade de cada família, ou permanentemente, a critério de cada um. Qual tipo será oferecido vai depender de cada empreendedor, sendo que também podem ocorrer os dois.

O aspecto religioso também é bastante considerado. Por conta disso, diversas casas de repouso recebem voluntários de várias religiões, todos com o propósito de passarem um pouco de mensagens positivas a eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com