TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cetificados

Tese: Cetificados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Tese  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

1 ANTE PROJETO DE PESQUISA

2 RESUMO

A necessidade de atrair a audiência do telespectador tem feito os apresentadores mudarem a postura diante das câmeras. A notícia caminha para o entretenimento, para o espetacular. Um processo que surgiu nos meios de comunicação voltados a um público..... Diante disso, surge uma questão: o telejornalismo pode ter uma fórmula de diversão e agressividade que dê resultados? A proposta desse projeto é analisar os programas de jornalismo exibidos em Campo Grande que buscam a aproximação dos telespectador através o jornalismo popular. Pretende-se realizar entrevistas com os profissionais de jornalismo e apresentadores que usam esse modelo já há alguns anos e outros que começaram a adotá-lo há pouco tempo. O objetivo é obter respostas para os seguintes questionamentos: O jornalismo popular dá audiência? Pode ser qualificado como de qualidade dentro das normas éticas? Quais pautas e notícias ganham destaque nos programas de jornalismo popular? Qual o futuro dos programas populares? Eles podem ameaçar os tradicionais telejornais?

INTRODUÇÃO

A Pesquisa objetiva visa verificar se o jornalismo popular é um caminho para os meios de comunicação de televisão crescer em audiência e ao mesmo tempo ter qualidade no que está sendo oferecido ao telespectador. Os jornalistas inseridos nesse contexto buscam cadê vez mais tratar a notícia pelo que mais chama a atenção do púbico: o divertido, o crime, a tragédia, o pitoresco, enfim o que faz parte da vida da população.

A luta das emissoras locais pela audiência se acirrou com a renovação do jornalismo da Rede MS Record, por determinação da Rede Record em 2008 . Vários profissionais foram convidados pela emissora, a deixar a Tv Morena com o objetivo de firmar o nome Record no mercado local. A audiência é o que sustenta uma televisão. Para a TV lucrar, o número de telespectadores ligados no canal define o preço do espaço publicitário e atrai anunciantes. A que tem maior audiência tem mais lucro. Hoje, as emissoras que lançam mão do jornalismo popular são SBT, com o programa O Povo na TV, com Tata Marques e Na Rede MS Record, Maurício Picarelli com os programas Picarelli com Você e Balanço Geral.

O gênero desses programas tende a explorar a violência, extrai da notícia, não apenas o fato, mas a emoção que ela gera, utilizando –se de linguagem e recursos audiovisuais. É o que afirma e justifica Cecília Peruzzo quando descreve sobre o assunto. “A comunicação popular, ao abordar temas locais ou específicos, tende a despertar o interesse por parte da audiência, pelo fato de o conteúdo e os personagens terem relação mais direta com as pessoas.” (PERUZZO, 2004). A autora acredita que os programas não são espetáculos a que se assiste, mas dos quais se participa.

Entendendo a relevância desses programas, pretende-se avaliar a qualidade como eles são levados ao público. A imagem do apresentador por trás de uma bancada expressando seriedade e em assuntos mais leves, apenas simpatia, sem expressões exageradas vão ficar em qual patamar ? Estariam esses se distanciando do público? A credibilidade de um apresentador tradicional difere de um popular?

JUSTIFICATIVAS

De que o telespectador gosta? De televisão é fato: Um levantamento do governo federal identificou o hábito de informação e formação de opinião da população brasileira ¹e concluiu que A televisão é o canal de comunicação mais utilizado pela população brasileira (96,6%). Os canais do sistema de televisão aberta são os mais assistidos (83,5%). E como está hoje a audiência dos programas tradicionais? Outro dado relevante é que os telejornais são considerados, em maior proporção, como a programação televisiva mais relevante (64,6%). A segunda programação considerada mais importante foi a novela (16,4%). Onde O telejornal mais assistido é o jornal Nacional da Rede Globo (56,4%), seguido pelo Jornal da Record (7,4%). Jornal Hoje (2,8% ), Jornal da Globo (2,7%), Jornal da Band (1,9%), so então vem o popular Balanço Geral (1,4%) da Record e em último lugar Brasil Urgente, o de gênero popular da Rede Band. A diferença de audiência ainda é grande entre os tradicionais, dos jornais populares em nível nacional.

Considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com