TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Vita

Ensaios: Ciclo Vita. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  3.931 Visualizações

Página 1 de 8

Pergunta 1

0,4 em 0,4 pontos

Apesar de a “morte” ser um fato e um acontecimento imprevisível, o ser humano tenta esquecer, ignorar, ou até mesmo “matar a morte”. Para isso, utiliza os chamados mecanismos de defesa. São eles:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

Negação, deslocamento, racionalização e morte em vida.

Resposta Correta: e.

Negação, deslocamento, racionalização e morte em vida.

Feedback da resposta:

Desde os tempos remotos, o homem se intriga com a morte e busca vencê-la. A partir da consciência de sua mortalidade, de sua finitude, o homem tenta encontrar meios para conseguir a vida eterna, ou melhor, a juventude eterna. A imortalidade, por outro lado, também é alvo de heróis, artistas etc. Outras formas de lidar com a morte podem ser os mecanismos de defesa: negação, deslocamento, racionalização. E há pessoas que já estão mortas estando vivas; é a chamada morte em vida.

Pergunta 2

0,4 em 0,4 pontos

As assertivas abaixo são típicas dos diversos momentos do ciclo vital. Identifique aquela que melhor ilustra o desenvolvimento na meia-idade:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Tempo é o agora e a luta pela minha realização não terminou.

Resposta Correta: a.

Tempo é o agora e a luta pela minha realização não terminou.

Feedback da resposta:

Na meia-idade, o indivíduo depara-se com a finitude da vida; há uma mudança na perspectiva pessoal do tempo. Ele é reestruturado em termos da metade do tempo de vida: “quanto tempo ainda resta pela frente?”; “o que pode ser feito para viver melhor?”. Há o

balanço de vida e os redirecionamentos.

Pergunta 3

0,4 em 0,4 pontos

Dentre os aspectos fundamentais do amadurecimento adulto, não se pode citar:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

Rebelar-se contra a autoridade, contra as estruturas sociais, os costumes tradicionais e os valores.

Resposta Correta: e.

Rebelar-se contra a autoridade, contra as estruturas sociais, os costumes tradicionais e os valores.

Feedback da resposta:

A única alternativa incorreta é a “e”, pois trata da adolescência; as demais alternativas referem-se à vida adulta média, o que os autores estudados nesta disciplina denominam de “aspectos do amadurecimento humano”.

Pergunta 4

0,4 em 0,4 pontos

Em relação ao desenvolvimento físico na meia-idade, podemos afirmar que:

I. É uma fase que contempla alguns paradoxos. Geralmente, por um lado, poderá haver uma grande satisfação conjugal e profissional; mas, por outro lado, o declínio físico começa a ficar evidente.

II. O relógio biológico indica os primeiros sinais de envelhecimento e o relógio social indica a sensação de maior conhecimento e experiência.

III. A menopausa aparece como um evento marcante no desenvolvimento físico na meia-idade e ocorre tipicamente entre os 45 e 55 anos.

Assinale a alternativa correta:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

I, II e III estão corretas.

Resposta Correta: e.

I, II e III estão corretas.

Feedback da resposta:

Todas as afirmativas estão corretas: correspondem ao desenvolvimento físico na meia-idade (de 40 a 65 anos), uma fase que contempla alguns

paradoxos. Geralmente, por um lado, poderá haver uma grande satisfação conjugal e profissional; mas, por outro lado, o declínio físico começa a ficar evidente. O relógio biológico indica os primeiros sinais de envelhecimento: uso de óculos, cabelos brancos, pele com vincos, dificuldade em subir lances de escada (declínio da capacidade aeróbica), pessoas mais jovens o tratam como “uma pessoa mais velha” (filhos adultos, colegas de trabalho jovens), a percepção da incapacidade dos pais leva a perceber a própria incapacidade futura. O relógio social indica a sensação de maior conhecimento e experiência, maior sensação de controle e escolha, há mais tempo e energia para outros papéis (esposo, esposa, avô, avó), para a aposentadoria. A menopausa aparece como um evento marcante no desenvolvimento físico na meia-idade: ocorre tipicamente entre 45 e 55 anos; a maioria das mulheres sente pouco ou nenhum desconforto na menopausa. Há maior probabilidade dos problemas psicológicos associados à menopausa serem causados principalmente pela visão negativa do envelhecimento por parte da sociedade.

Pergunta 5

0,4 em 0,4 pontos

Em relação ao período do envelhecimento no ciclo vital, leia com atenção e assinale a alternativa incorreta:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Pessoas idosas têm pouca coordenação motora, vivem cansadas, rabugentas e são facilmente irritáveis. Isto ocorre porque não têm interesse em relacionamentos sexuais e vivem isoladas dos outros.

Resposta Correta: b.

Pessoas idosas têm pouca coordenação motora, vivem cansadas,

rabugentas e são facilmente irritáveis. Isto ocorre porque não têm interesse em relacionamentos sexuais e vivem isoladas dos outros.

Feedback da resposta:

Apenas a alternativa “b” está incorreta, porque apresenta uma série de estereótipos sobre o envelhecimento, reafirmando o preconceito contra a idade. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com