TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cientifismo

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

O que é cientificismo?

R: O cientificismo é a doutrina dos que consideram os conhecimentos científicos como definitivos tudo é explicado pela ciência.

Qual a importância do cientificismo para a revolução industrial do século XVIII?

R: Ciência e técnicas tornam-se aliadas provocando, modificações no ambiente humano.

Ex: Homens e maquinas passam a trabalhar juntos, diminuindo o esforço físico humano, aumentando a qualidade do serviço prestado, aumentando a carga horária de trabalho e os lucros das indústrias.

Como surgiu o cientificismo?

R: A junção do conhecimento cientifico exato. As técnicas usadas pelos humanos e muitas vezes vindas das águas dos ventos e dos animais deram origem ao cientificismo.

No que se caracteriza-se o cientificismo?

R: Que a ciência é considerada um único conhecimento possível, e o método das ciências da natureza o único valido.

Descreva as diferenças entre as leis dos três estados: Teológico, metafísico e positivismo.

No estado teológico as explicações são dadas a partir de uma causalidade sobrenatural; ou seja, os fenômenos resultam-se da ação dos deuses.

No estado metafísico; os agentes sobrenaturais são substituídos por forças abstratas, por noções abstratas pelas quais procura-se explicar a origem e o destino do universo.

E por fim no estado positivo, decorrente do aparecimento da ciência, as ilusões são superadas pelo conhecimento das relações invariáveis dos fatos, por meio de observações e do raciocínio que visa alcançar as leis efetivas.

O que correto afirmar sobre o positivismo?

R: O positivismo foi uma teoria desenvolvida por Augusto Comte, essa teoria tinha como o objetivo criar uma explicação do mundo a partir da cientifização e racionalização do conhecimento humano, bem como defendendo a criação do homem sobre a natureza.

Qual a importância da sociologia para Augusto Comte?

R: Para Comte a sociologia deveria ser responsável por aplicar os princípios científicos do positivismo na sociedade, para solucionar seus problemas e garantir a coesão social, segundo ele à sociologia seria a ultima e mais importante das ciências.

Explique o significado da frase de Augusto Comte: “A maturidade do espírito humano”

R: A inteligência humana desde os primórdios, ou seja, a capacidade de discernir o certo e o errado diante daquilo que é posto para o sujeito.

Qual é o conceito que Augusto Comte tem sobre a ciência?

R: Para Augusto Comte a ciência deveria ser baseada em leis e princípios demonstráveis assim como as ciências exatas físicas, química e matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com