TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crisântemo e espada

Resenha: Crisântemo e espada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Resenha  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 2

O crisântemo e a espada

Missão Japão

A autora mostra o “dualismo” existente na cultura japonesa, ou seja, os japoneses são respeitosos, mas também autoritários; possuem uma conduta rígida e ao mesmo tempo se adaptam a inovações extremas, podem ser tanto leais e generosos como vingativos e traiçoeiros; bravos, mas também tímidos. É um povo que cultua o esteticismo e esbanja arte, mas se dedicam a atividade militares e ao “culto da espada”. O objetivo do livro para a autora é descrever atitudes que tem na sua essência a cultura japonesa, ou indo mais além, “o que é ser japonês”.

Ruth Benedict então fez sua pesquisa antropológica a cargo do governo dos Estados Unidos para que a cultura oriental do Japão pudesse ser melhor compreendida e responder a uma serie de questões que instigavam os norte americanos, como por exemplo, o que os japoneses fariam e quanto tempo achavam que duraria o combate. As repostas para as perguntas acerca da real cultura do país eram importantes visto que naquele período o combate direto entre as duas nações estava explícito que aconteceria.

Como os dois países estavam em guerra, a antropóloga não pode realizar o trabalho de campo da pesquisa como o convencional, em que o pesquisador viaja ate a nação que tem a cultura como objeto do estudo. Outros estudiosos pesquisavam em bibliotecas obras de antropólogos que tiveram experiência no Japão, mas para Ruth Benedict somente isso não era, totalmente, válido para se trabalho e, assim, decidiu que faria “entrevistas” com japoneses que viviam nos EUA e que foram criados na cultura ocidental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com