TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cyberrat

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  1.684 Visualizações

Página 1 de 3

Foram utilizados quatro ratos no procedimento de modelagem, sendo todos ingênuos no início deste processo, ou seja, não possuíam treinamento prévio a respeito da localização do bebedouro e de sua função. O peso do sujeito número 1 é 230 gramas , o do sujeito número 2 é 240 gramas , o do sujeito número 3 é 270 grama e o do sujeito número 4 é 240 gramas.

O software utilizado foi o CyberRat, que fornece uma representação em vídeo de um laboratório real e permite a total substituição da experiência com animais vivos. O programa possui mais de 1600 videoclipes gravados de sujeitos reais e reproduz com fidelidade uma gama de fundamentos para o condicionamento operante. A função de visualização da sessão após o seu término permite a observação de detalhes importantes que possam não ter sido constatados, assim como as tabelas descritivas dos comportamentos do sujeito neste curso de tempo. Além disso, foram utilizados também formulários de registro, visando o desenvolvimento e habituação com técnicas comuns de um ambiente laboratorial.

A caixa de Skinner é o lugar onde poderá ser testado empiricamente as teorias sobre a aprendizagem. Há registrador cumulativo, com possibilidade de se imprimirem os gráficos do condicionamento ou da extinção do comportamento do rato virtual. Os sujeitos foram mantidos privados de água por um período de 23 horas, recebendo 0,1 ml de água, medida estipulada pelo pesquisador, quando emitia o comportamento esperado, pressionar a barra.

Foi essencial a leitura prévia de material didático e artigos relacionados ao tópico de condicionamento operante para o estabelecimento dos critérios de modelagem e para maior compreensão dos efeitos específicos que o nosso esquema (VI) teria nos sujeitos. Falar um pouco sobre o padrão vi

A primeira coleta feita na pesquisa foi em reforçamento contínuo (CRF). O individuo estava com privação configurada para de 23 horas e o tamanho do reforço para 0,1 ml, a duração da sessão foi de 60 minutos. Nessa sessão foram executadas 10 sessões de CRF para cada sujeito. A primeira sessão foi realizada em tempo real (duração = 60 min). As outras nove foram executadas com o simulador desligado (Fast Run), ou seja, a sessão de 60 minutos ocorreram em poucos segundos.

A segunda sessões foi em esquema de reforçamento Intermitente, o esquema de reforçamento especifico do grupo foi de intervalo variável (VI). O programa foi configurado para privação para de 23 horas e reforço de 0,1 ml, a duração da sessão de 60 minutos. Para os esquemas de intervalo, foi executadas 5 sessões nos seguintes valores: 10, 15, 20, 25 e 30. Ou seja, 5 sessões de VI 10, 5 sessões de VI 15 e assim por diante. Todas as sessões foram realizadas com o simulador desligado (Fast Run).

A terceira sessao foi de Esquema de Reforçamento com o mais alto valor, neste caso com VI 30. Configurou-se a privação para 23 horas e o tamanho do reforço para 0,1 ml e a duração da sessão foi de 60 minutos. Foram realizadas 20 sessões para cada sujeito. Todas as sessões foram realizadas com o simulador desligado (Fast Run).

A quarta sessão foi configurada para privação para 23 horas e o tamanho do reforço para 0,1 ml e a duração da sessão foi de 60 minutos. Foi executada uma sessão de Extinção e uma sessão de CRF, logo após houve uma sessão no intervalo variável 15, 15 sessões no valor mais alto do esquema de reforçamento (VI 30) e uma sessão de Extinção, mais 15 sessões de esquema de reforçamento (VI 30), logo após uma sessão de Extinção, e enfim, mais 15 sessões no valor mais alto do esquema de reforçamento do grupo (VI 30).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com