TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições

Dissertações: Definições. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Definições

Behaviorismo Clássico

É a ciência da psicologia que estuda o comportamento (behavior) significa em inglês comportamento ou conduta, do homem, gestos, atitudes, personalidade, inserido no meio em que ele vive, seja físico ou social, pois os elementos comportamentais são visíveis de observações através das reações que agem no organismo vivo, que apresenta. Resposta a um Estímulo, o “Estímulo” veio da teoria do Russo Ivan Pavlov, influência sofrida por Watson e outros Behavioristas. O indivíduo é influenciado pelo seu cotidiano, sendo o objeto estudo o comportamento (os movimentos musculares do corpo e as secreções musculares), exemplos: saliva, gestos, lágrimas e batimentos cardíacos sejam essas respostas externas ou internas. Sendo o pai do Behaviorismo Clássico o psicólogo John Watson, o Behaviorismo teve uma grande influência nos Estados Unidos e Brasil.

A experiência de Pavlov, a exemplo da campainha e a salivação, quando se mostra a carne ao animal ele começa a salivar, e a campainha funciona como orientação.

Behaviorismo Radical

É aquele em que o comportamento do ser humano através de sua ação modifica o ambiente, ou seja, comportamento Operante é voluntário, são os Estímulos que pode ser reforçado por uma resposta (negativa ou positiva), que estimule o comportamento. Ex: Se um aluno fizer um bom trabalho recebe elogio; se uma pessoa tiver com dor e tomar o remédio passa a dor; cortar o cabelo etc. Enquanto o comportamento Respondente é involuntário - exemplos: se uma pessoa sente fome a barriga ronca, ou se sente frio, treme. O termo Behaviorismo radical foi trazido por Skinner em 1945.

Behaviorismo Social

É a forma ou maneira de proceder com as pessoas, referente ao meio em que está inserida, tal postura possa interferir de acordo as circunstâncias, o comportamento consciente naquele em que ao encontrarmos alguém cumprimentamos em algum local ou lugar; enquanto o comportamento inconsciente é o oposto, o indivíduo não pensa nas ações ou conduta que desenvolverá, sai espontaneamente. Ex: quando tocamos e olhamos nosso dedo quando batemos o pé na cama, no entanto, o comportamento privado é aquele que se desenvolve em particular, em casa, na intimidade etc. O comportamento público é o oposto, se desenvolve diante de outras pessoas ou em locais destinados ao púbico onde convivemos com grupos ou sociedade. O comportamento pode ser valorizado ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com