TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão

Resenha: Depressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Resenha  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

Depressão

A população as pessoas em geral,não acreditam em depressão não conhecem não sabem que é uma doença.

Mas o que é a depressão?

È uma doença do cérebro quando as células que se comunicam entre si através de neurotransmissores deixam de circular como deveria.Os neurotransmissores permitem a comunicação entre as principais células nervosas - os neurônios - sendo a falta destes neurotransmissores que origina o quadro de depressão.

A depressão é o mais comum dos transtornos mentais, mas é uma doença tratável. Os tipos de depressão são: clássica, distimia, transtorno bipolar e sazonal. sabe-se que as principais moléculas em causa no cérebro depressivo são os seguintes neurotransmissores: noradrenalina, acetilcolina,endorfina ,serotonina e dopamina.

Neurotransmissores: são substâncias produzidas pelos neurônios .

Neurônios : é a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso.

Acetilcolina: estimula o impulso a ser transmitido é o neurotransmissor encontrado em maior quantidade no corpo:no estômago,baço, bexiga,glândulas sudoríparas vasos sanguíneos e coração. Ajuda no controle do tônus muscular ,no aprendizado e nas emoções,também controla a liberação do hormônio da pituitária,também esta relacionada a performance sexual .

Endorfina:é responsável pelo sentimento de euforia,êxtase ,atua como calmante natural. A endorfina liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.

Dopamina: é um inibidor ,dependendo do local onde atua apresenta diferentes funções como,movimento,memória,atenção,sono,humor,aprendizagem.A Dopamina se move até o lóbulo frontal regulando o grande número de informações que vem de outras partes do cérebro . O Excesso e a deficiência deste produto químico vital são a causa de diversas condições da doença.

Serotonina: regula o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e as funções intelectuais. Também regula a luz durante o nosso sono.

Noradrenalina: hormônio percussor da adrenalina com efeito estimulante na lipolase.

Ela também nos faz ter boa memória é uma das monoaminas que mais influenciam o humor, ansiedade, sono e alimentação.

Causas

Atualmente, a depressão é referida como uma doença multifatorial, ou seja, com várias causas envolvidas no seu aparecimento.

Fatores que podem propiciar o aparecimento da depressão predisposição genética depressões anteriores,situações difíceis e desgastantes ,frustrações,distúrbio compulsivo e obsessivo,drogas,álcool,

parto,gravidez e menopausa, perda familiar importante ou um acontecimento traumático podem também estar na sua origem.

Como a depressão é diagnosticada?

O diagnóstico da depressão começa com um exame físico. Há algumas viroses, remédios e doenças que podem causar sintomas parecidos com os da depressão. O médico irá querer saber quando os sintomas começaram, quanto eles estão durando e o quão severos são. Também irá querer saber se você já sentiu algo parecido antes e qual foi o tratamento.

O histórico familiar também é importante, assim como o uso de drogas e álcool.

Há algumas características que podem levar ao diagnóstico apropriado. Se uma doença física for descartada, seu médico deverá considerar lhe encaminhar para um psicólogo ou para um psiquiatra.

O diagnóstico de depressão requer a presença de cinco ou mais dos seguintes sintomas que incluam obrigatoriamente espírito deprimido ou anedônia, durante pelo menos duas semanas, provocando distúrbios e prejuízos na área social, familiar, ocupacional e outros campos da atividade diária.

1) Estado deprimido: sentir-se deprimido a maior parte do tempo, quase todos os dias;

2) Anedônia: interesse ou prazer diminuído para realizar a maioria das atividades;

3) Alteração de peso:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com