TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão

Seminário: Depressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Seminário  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Depressão

O que é depressão?

A depressão a cada ano afeta milhões de pessoas no mundo todo, altera o humor, os sentimentos.

A depressão segundo o IBGE em 2020 estará atuante na vida de 11% dos idosos, o que significa um número expressivo de 25 milhões de pessoas.

A depressão é uma patologia desenvolvida á partir de uma falha na circulação de substancias química (neurotransmissores) produzida pelos neurônios.

O que causa?

A solidão quase sempre está associada ao quadro depressão. Ela funciona como fator determinante, ou como consequência deste quadro de solidão.

É uma doença multifatorial, pode existir uma tendência familiar (genética), desequilíbrio hormonal, patologias neurológicas, infecciosas ou oncológicas. O uso de medicamentos ou outros fatores externos como problemas na área profissional social ou emocional.

Os Sintomas podem ser os de Autocomiseração, sentimentos de culpa ou acusação, sentimentos de derrota, fracasso ou o perfeccionismo fora do controle e etc..

O tratamento pode ser antidepressivo, pois corrigem o metabolismo dos neurotransmissores e a psicoterapia.

Quando os neurotransmissores Noradrenalina e a Serotonina estão em harmonia e equilíbrio, tudo vai muito bem; mas quando existe o desiquilíbrio , o individuo passa a sentir-se deprimido.

Segundo o psiquiatra do Hospital das Clínicas, Dr. Orestes Forlenza, “com o envelhecimento da população, aumenta a incidência de doenças próprias da idade, como as doenças cardiovasculares, osteoporose, depressão etc, comprometendo sensivelmente a qualidade de vida dessas pessoas, caso não sejam tratadas de forma adequada”.

http://www.planosdesaudesenior.com.br/blog/terceira-idade-no-brasil-depressao-atinge-cerca-de-10-dos-idosos/

Pesquisa em 27/08/2013 as 00;14

A matéria de capa da revista Veja de 28/11/2012 aponta para uma suposta promessa de cura para a depressão, mal que aflige ou já afligiu dezenas de milhões de brasileiros.

A matéria traz importantes informações sobre o impacto da depressão no indivíduo e na sociedade. Vários conceitos fundamentais foram bem abordados, como por exemplo, o fato da doença ter natureza multifatorial e complexa, apresentando causas genéticas, ambientais e psicológicas. Também foi apresentada como uma doença médica que afeta múltiplos sistemas, não apenas o cérebro. Os sistemas endócrino e imunológico são diretamente afetados. Há também aumento do risco de desenvolver outras doenças no paciente deprimido, além do risco de suicídio.

https://twitter.com/psiq_fernandes

http://www.facebook.com/fernando.fernandes.509

A depressão como toda doença envolve todos os familiares, mas o tratamento adequado, nos mostra que existe uma saída ao alcance de todos.

Djalma Bento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com