TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão

Projeto de pesquisa: Depressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.858 Palavras (8 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A depressão vem se expandindo em grande parte das pessoas com diferentes sintomas. Em alguns pacientes inicia de forma lenta, causando apenas sentimentos de tristeza, em outros no entanto se declara de forma brusca fazendo com que o paciente perca a vontade de viver. Ela começa afetando nossos neurotransmissores que são pequenas moléculas responsáveis pela comunicação entre as diversas partes do cérebro, elas são fundamentais na coordenação dos movimentos, na memória, no raciocínio, no humor e no controle da dor, com isso cada individuo reage de uma forma. Grupos de profissionais qualificados nessa área buscam entender ou até mesmo identificar possíveis maneiras que visam amenizar ou até quem sabe encontrar a cura da mesma. Além disso eles podem contar com uma avançada genética, que através de uma incessante procura conseguem localizar genes associados a doenças complexas, como esquizofrenia, o distúrbio bipolar, a depressão crônica e doença de Alzheimer.

O QUE É DEPRESSÃO

A depressão é uma doença que compromete seu corpo todo afetando a sua motivação e até mesmo o sentido da vida do ser humano. Ela afeta seu humor pensamento a forma que você sente em relação a si próprio.

A pessoa que está depressiva se sente desamparada , tem uma sensação de vazio, ela se forma uma pessoa pessimista, acha que nada vai dar certo na vida dela e assim ela fica cada vez pior, se sentindo inútil e perde totalmente o interesse nas coisas que antes lhe davam prazer.

Os sintomas da depressão abrangem inúmeros fatores, pois existem os sintomas físicos da depressão e os sintomas psíquicos da mesma.

Os sintomas físicos podem ser, dor de cabeça, náuseas, dor no peito, dor nas costas, alterações de apetite e sensação de falta de ar.

Os sintomas psíquicos podem ser ansiedade, angústia, tristeza, desânimo, dificuldade de concentração, desinteresse, falta de motivação, falta de vontade, indecisão, incapacidade de sentir alegria, sentimento de medo, desespero, pessimismo e baixa auto-estima.

As pessoas podem planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio, pois acreditam que terminando com sua vida é a única maneira de escapar à dor. Existem alguns sintomas para o suicídio, como falar em morrer, comportar-se como se tivesse um desejo de morte e até mesmo querer visitar amigos ou parentes para dizer adeus.

A depressão ma atualidade é considerada como uma doença que tem o seu aparecimento devido a vários fatores.

Algumas teorias sugerem que uma das causas da depressão possa ser hereditária, ou seja, históricos de depressão na família geram uma probabilidade maior de novos casos, mas ainda não é claro como essa transmissão é feita. Outras teorias abrangem que a depressão possa ser desencadeada junto com uma doença física, como doenças crônicas e uso de medicamentos que tenham como efeito depressões secundárias. Teorias Psicodinâmicas sugerem que a depressão seja principalmente causada por fatores externos, o meio em que o paciente vive influencia no surgimento da doença, muitas vezes desemprego, perdas familiares, situações traumáticas podem desencadear a depressão.

A depressão é uma consequência da Solidão , pois está em si não quer dizer que você esteja definitivamente sozinho

Mas este sentimento pode ser adquirido através de uma desilusão , decepção amorosa , de uma perda de um ente querido , que se foi e você não consegue esquecer. Você não está necessariamente sozinho pode estar cercado de amigos , parentes e mesmo assim o sentimento se manter.

A solidão é um estado de espírito que gera ansiedade, stress, muitas das vezes dores no corpo , febre portanto causa com certeza a depressão.

Em relação a região do cérebro citada no artigo conhecida como estriato vental que fundamental para o comportamento de adaptação e aprendizagem do individuo ainda tenho minhas dúvidas , em esta ser a localização exata onde é processada a solidão, penso que o sentimento em questão demanda uma série de situações e acho possível que a solidão se manifesta mais diretamente com a região do cérebro que é estimulada quando demonstramos medo .

O mapeamento cerebral ainda há de desvendar muitos mistérios sobre a mente humana e isto só acrescenta e nos impulsiona a saber mais sobre o cérebro que é uma maquina perfeita e não inventada pelo homem.

Os neurotransmissores tem a função de conduzir as transmissão de uma célula nervosa para outra..De cada neurônio saem prolongamentos que são chamados dendritos que são vários e o axônio .Eles funcionam como se fossem fios que levam os impulsos nervosos captados pela visão ,olfato ,audição ,tato ,e paladar .os neurônios ao receber uma impulso pode transmitir um estímulo exitatório ou inibitório a um neurônio .Também um único neurônio tem a capacidade de enviar um impulsos nervosos a muitos outros por meio de uma ramificações de seu axônio .O cérebro humano revive uma fantástica ciranda de impulsos nervosos e um mecanismo de imprecionamento , sináptica tem a função de passar e receber estimulo, todas essas substâncias químicas que estimulam ou inibem o neurônio recebem o nome de neurotransmissores que tem o papel fundamental no nosso sistema nervoso.

Os neurotransmissores eles são produzidos na célula transmissora, essas substâncias atuam no encéfalo, na medula espinhal e nos nervos periféricos e na junção neuromuscular ou placa motora, diferentes tipos de células secretam diferentes neurotransmissores.

Alguns desses neurotransmissores é a Acetilcolina que esta envolvida em muitos dos comportamentos, como atenção, aprendizado e memória, os movimentos dos nossos músculos são produzidos pela liberação da acetilcolina dos neurônios para as fibras nervosas, este é o neurotransmissor encontrado em maior quantidade no corpo, estômago, baço, bexiga, fígado, glândulas sudoríparas, vasos sanguíneos e coração são apenas alguns órgãos que este neurotransmissor controla. A endorfina ela atua como calmante natural no nosso organismo,ela alivia a sensação de dor. Ela também é responsável pelo sentimento de euforia, êxtase, uma substância química chamada Feniletalimina ingrediente natural do chocolate ele atua no sistema límbico, então daí que se tira a explicação o porque que o chocolate deixa as pessoas felizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com