TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão

Tese: Depressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Tese  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Causas

A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.

Saiba mais

• Fique alerta com as principais causas de depressão

Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum

Hoje, existem pelo menos 30 compostos diferentes divididos em três ou quatro famílias de medicamentos. Todos atuam em algum neurotransmissor ligado à emoção. Há os tricíclicos, os pioneiros da categoria, que inibem a ação da noradrenalina, os inibidores de monoaminooxidase, que exigem uma dieta severa, os inibidores seletivos de serotonina e os inibidores seletivos de serotonina e noradrenalina, que ajuda a diminuir a ansiedade e fazem parte da terceira geração de antidepressivos.

A escolha médica leva em conta a eficácia para cada caso e os seus efeitos colaterais. Ricardo Moreno, do HC de São Paulo explica que é “possível receitar um medicamento que tem como efeito colateral a sonolência para quem tem insônia, ou um com mais sedativo para que sofre com a ansiedade.”

Pelo protocolo médico, em 90% dos casos de depressão é utilizado medicamentos antidepressivos por seis a 12 meses, para tratar o episódio agudo. Mesmo que ele saia da crise antes, é importante não interromper o tratamento para evitar recaídas. E nos casos de depressão recorrente, os médicos fazem uma manutenção. Aliar o tratamento medicamentoso com terapia também é muito bem-vindo.

Nesse artigo, examinaremos a depressão, os tipos de tratamento realizadas com antidepressivos, como funcionam os antidepressivos, além de sua eficácia e seus efeitos colaterais. Mas para compreender como funcionam os antidepressivos, precisamos primeiro analisar a própria depressão.

Importante!

Esse artigo é apenas informativo, e não serve como orientação médica. As pessoas que estão em busca de atendimento para obterem diagnóstico e tratamento da depressão devem consultar seu médico e/ou farmacêutico.

A depressão ou transtorno depressivo maior (em inglês) - TDM, também chamado de depressão unipolar ou depressão clínica - ocorre em cerca de 15 milhões de americanos por ano. Pode ocorrer em qualquer idade (incluindo crianças menores de 5 anos), mas afeta com mais freqüência pessoas entre 25 a 44 anos. O TDM atinge aproximadamente 20% das mulheres e 10% dos homens [fonte: HealthyPlace.com (em inglês)]. O TDM leva à perda de produtividade no trabalho e na escola. E o mais importante, é a principal causa de suicídio (em inglês).

O TDM, diferente dos curtos períodos de "melancolia", é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com