TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão

Seminário: Depressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Seminário  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

ABNT NBR 15575-1 – Parte 1: Requisitos Gerais

Esta primeira parte funciona como referência para partes específicas, como por exemplo: estrutura, vedações, pisos, sistemas hidrossanitários e coberturas (serão mais bem abordados em outras partes) trazendo apenas aspectos gerais e critérios da norma como um todo.

Em termos e definições podemos destacar:

- Desempenho: comportamento em uso de uma edificação e de seus sistemas.

- Durabilidade: capacidade da edificação ou de seus sistemas de desempenhar suas funções, ao longo do tempo e sob condições de uso e manutenção especificadas.

- Especificações de desempenho: Conjunto de requisitos e critérios de desempenho estabelecido para a edificação ou seus sistemas. As especificações de desempenho são uma expressão das funções exigidas da edificação ou de seus sistemas e que correspondem a um uso claramente definido; no caso desta Norma, referem-se ao uso habitacional de edificações.

- Exigências do usuário: conjunto de necessidades do usuário da edificação habitacional a serem satisfeitas por este (e seus sistemas), de modo a cumprir com suas funções.

- Garantia certificada: condições dadas pelo fornecedor por meio de certificado ou contrato de garantia para reparos, recomposição.

devolução ou substituição do produto adquirido.

- Manutenção: conjunto de atividades a serem realizadas ao longo da vida total da edificação para conservar ou recuperar a sua capacidade funcional e de seus sistemas constituintes de atender as necessidades e segurança dos seus usuários.

- Norma de desempenho: conjunto de requisitos e critérios estabelecidos para uma edificação habitacional e seus sistemas, com base em exigências do usuário, independentemente da sua forma ou dos materiais constituintes.

- Vida Útil de Projeto (VUP): Período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado a fim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos nesta norma, considerando o atendimento aos requisitos das normas aplicáveis, o estágio do conhecimento no momento do projeto e supondo o cumprimento da periodicidade e correta execução dos processos de manutenção especificados no respectivo Manual

de Uso, Operação e Manutenção (a VUP não deve ser confundida com tempo de vida útil, durabilidade, prazo de garantia legal e certificada).

Incumbências – Fornecedores de materiais, insumos e componentes

De acordo com esta norma, cabe ao fornecedor de sistemas caracterizar o desempenho de seus produtos. Caso o produto não possua norma brasileira específica, o fornecedor deve fornecer resultados comprobatórios baseados em normas internacionais ou estrangeiras.

Incumbências – Projetista

Cabe ao projetista estabelecer a VIDA ÚTIL PROJETADA (VUP) de cada sistema que compõe esta Norma, definindo os materiais, os produtos e processos construtivos que serão utilizados.

Incumbências – Construtor e incorporador

O incorporador é o responsável pelos estudos técnicos e de riscos. Com relação à elaboração do Manual de uso, operação e manutenção, os responsáveis são o construtor e o incorporador.

Incumbências – Usuário

O usuário fica responsável pela manutenção, de acordo com o que estabelece a ABNT NBR 5674, de forma a não reduzir a vida útil.

Durabilidade

O edifício e seus sistemas devem apresentar durabilidade compatível com a Vida Útil de Projeto (VUP). Para a determinação da durabilidade necessária, a norma define que os projetistas, os construtores e incorporadores são os responsáveis pelos valores teóricos da vida útil de projeto.

A avaliação da vida útil de projeto durante o uso da edificação pode ser substituída por uma terceira parte, ou seja, por uma companhia de seguros.

Manutenibilidade

Manter a capacidade do edifício e de seus sistemas e permitir ou favorecer as inspeções prediais, bem como as intervenções de manutenção previstas no manual de operação, uso e manutenção.

Adequação ambiental

Apesar de definir que os empreendimentos e sua infra-estrutura devem ser projetados, construídos e mantidos de forma a minimizar as alterações no ambiente, a ABNT NBR 15575 cita que não há como estabelecer critérios, pois as técnicas de avaliação do impacto ambiental resultante estão em fase de pesquisa.

Vida útil de projeto e garantia

Para a definição da vida útil de projeto, a norma define um método de cálculo. Além disso, ela prevê prazos de garantias para elementos da edificação que é definida pelo incorporador e/ou proprietário e projetista, e expressa previamente.

ABNT NBR 15575-2 – Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais

Nesta parte, a norma descreve os requisitos para os sistemas estruturais de edificações habitacionais, como por exemplo: a durabilidade dos sistemas a durabilidade dos sistemas, a manutenabilidade da edificação e o conforto tátil e antropodinâmico dos usuários.

São propostos também dois ensaios para medir quais os tipos de impacto que a estrutura deve suportar sem que apresente falhas ou rachaduras: o ensaio de impacto de corpo mole e o ensaio de impacto de corpo duro.

ABNT NBR 15575-3 – Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos

Destaca-se a definição de sistema de piso [4], “sistema horizontal ou inclinado composto por um conjunto parcial ou de camadas destinado a atender a função de estrutura, vedação e tráfego”, assim como a abrangência dos elementos e componentes, tanto para áreas de uso privativo quanto áreas de uso comum internas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com