TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão

Tese: Depressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

DEPRESSÃO

A depressão é uma das doenças mais comuns na sociedade moderna, e também uma das menos compreendidas.

Mais de 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é comum em todas as regiões do mundo.

Segundo estatísticas divulgadas pelo Laboratório de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, 73,6% da população está comprometida em graus diferentes de algum tipo de transtorno psicológico, e somente 26,4% pode ser considerada “normal” ou sem qualquer tipo de transtorno.

A pesquisa, realizada recentemente, aponta que 46% das pessoas com transtorno são portadoras de depressão, suas causas são várias, com destaque para as de natureza bioquímica ,decorrentes do comprometimento nos neurotransmissores cerebrais, substâncias responsáveis pela transmissão do impulso entre as células nervosas, as causas genéticas alterações em nível dos cromossomos as orgânicas, decorrentes, por exemplo, de disfunções da glândula tireóide, menopausa.

As mulheres são mais propensas a sofrer com a depressão do que os homens, o número de mulheres afetadas pela depressão é 50% mais elevado que o dos homens, esta maior prevalência nas mulheres se deve principalmente à depressão pós-parto, que afeta até uma mãe em cada cinco, as razões podem incluir variados estresses, parto, modelos comportamentais de aprendizado da impotência e efeitos hormonais.

A incidência do tratamento depressivo maior também é mais alta que o habitual em pacientes da clínica geral nos quais chega 10%, e em pacientes internados por motivos médicos, nos quais aproxima-se dos 15%.

. A idade média de início para o transtorno depressivo maior é 40 anos; 50% de todos os pacientes têm um início entre 20 e 50 anos.

A doença mental também pode ter seu início na infância ou em idade avançada, embora isto seja incomum, alguns dados epidemiológicos mais recentes sugerem que a incidência de transtorno depressivo maior pode estar aumentando entre pessoas com menos de 20 anos de idade, se esta observação for verdadeira, isto pode estar relacionado ao aumento do uso de álcool e outras substâncias neste grupo etário.

Em geral, a depressão unipolar ocorre mais frequentemente em pessoas que não têm relações interpessoais íntimas ou são divorciadas ou separadas.

Os dados genéticos indicam fortemente que um fator significativo no desenvolvimento de um transtorno do humor é a genética, entretanto o padrão de herança genética dá-se, evidentemente, através de mecanismo complexos, não apenas é impossível excluir efeitos psicossociais, mas fatores não-genéticos provavelmente exercem papéis causativos no desenvolvimento dos transtornos do humor em, pelo menos, algumas pessoas.

O tratamento dos transtornos do humor deve ser dirigido para vários objetivos, em primeiro lugar, deve-se garantir a segurança do paciente, em segundo lugar, uma completa avaliação diagnóstica, em terceiro, um plano de tratamento que aborde não apenas os sintomas imediatos, mas também o bem-estar futuro do paciente, o tratamento deve procurar reduzir o número e a severidade dos estressores na vida do paciente.

Em geral, o tratamento dos transtornos do humor é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com