TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão

Por:   •  2/11/2015  •  Dissertação  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE CRÍTICA DO VÍDEO “Eu tinha um cachorro preto, seu nome era Depressão”        

Como você anda alimentando seu cachorro preto?

Conforme abordado no vídeo “Eu tinha um cachorro preto, seu nome era Depressão” da Organização Mundial da Saúde, (que estabelece uma analogia entre um cão preto e a depressão) não é baixo o número de pessoas que convivem diariamente com seu cachorro preto, chamado Depressão!

Etimologicamente depressão vem do latim deprimere que significa “apertar firmemente, para baixo” (http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/depressao/). Justamente, como visto no vídeo, muitas foram as vezes em que o cachorro preto com suas patas, garras e dentes consegue puxar o homem para baixo, consegue o deter, o estagnar, o desaminar e finalmente o levar a se conformar com tal situação de inanição.

A depressão na sociedade moderna toma ares de epidemia, afinal, cada vez é mais raro encontrar alguém que diga que não conhece ou tenha ouvido falar de um alguém próximo que esteja ou que tenha passado recentemente por um quadro depressivo... É o famoso jargão: “  com depressão!” Justamente por sua popularização e corrente uso do termo, a depressão vem se tornando ordinariamente tratada na sociedade atual. Não são raras as situações em que escutamos por ai, ou até mesmo nos pergamos fazendo uso de algumas frases, tal como: “Neguinho tá com depressão?!... Ah, vai pegar uma enxada e trabalhar que passa!”

A depressão precisa e deve ser tratada de forma prudente e objetiva pelo corpo médico, psicológico e logo por toda a sociedade. Por alguma tristreza, problema e crise todos nós passamos, cabe é então perceber a recorrência, a frenquência e a intensidade disso nas nossas vidas. Ficar triste um dia, é normal... daí, ficar triste um mês, não é normal. Ficar apático e desaminado de vez em quando, é normal, todos podem ficar, já viver isso frequentemente, não é normal!

Fiéis e responsáveis diagnósticos de depressão funcionam como a chave que abre a porta certa, possibilitando prognósticos dignos e coerentes. Isso faria com que toda uma sociedade percebesse a veracidade e cuidado que deve ser tratada a depressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com