TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Depressão Alastrante DA

Pesquisas Acadêmicas: Depressão Alastrante DA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  1.125 Visualizações

Página 1 de 3

Depressão Alastrante:

funções e regiões encefálicas

Resumo

A DA é um fenômeno de propagação associado à epilepsia e à enxaqueca. É um estado em que, após o aumento da excitabilidade no cérebro, ocorre um “silêncio” da atividade neuronal, que se propaga como uma onda (efeito conhecido como Onda de Leão, em homenagem a seu descobridor, o médico brasileiro Aristides Azevedo Pacheco Leão).

Através de sua descoberta Leão descobriu que a enxaqueca e a epilepsia são perturbações recorrentes, com manifestações paroxísticas,devidas a alterações da excitabilidade cerebral.

Considerando a alta prevalência de ambas as doenças, a sua coexistência no mesmo indivíduo poderá ser a uma coincidência. No entanto, estudos epidemiológicos demonstram uma relação que supera o acaso. A ligação entre a enxaqueca e a epilepsia parece ter como base não só uma genética comum, mas, principalmente, um mecanismo fisiopatológico partilhado. Ambas as patologias poderão ser classificadas como canalopatias, um grupo de distúrbios neurológicos emergente e apenas recentemente delineado.

1. Epilepsia: A epilepsia é uma doença caracterizada por crises espontâneas, convulsivas ou não, causadas por descargas anormais, excessivas e hipersincrónicas de um agregado de neurónios. A sua prevalência é cerca de 1%, afectando todas as faixas etárias, com maior incidência na infância e na terceira idade. As descrições mais antigas de epilepsia são atribuídas aos egípcios e sumérios, datando de aproximadamente 3.500 a.C.

Crises epilépticas ocorrem por atividade elétrica anormal, excessiva e síncrona de grupos de neurônios levando a manifestações neurológicas variadas, a depender do local em que ocorrem. As crises podem se manifestar por vários sinais e sintomas, como alterações sensitivas (parestesias, visuais, auditivas, gustativas etc.), autonômicas, motoras (abalos, mioclonias etc.), cognitivas (experienciais, dismnésicas) e do nível de consciência.

Segundo o último consenso da ILAE (International League Against Epilepsy), a epilepsia é definida como desordem cerebral caracterizada por uma predisposição persistente, que leva ao aparecimento de crises epilépticas e a suas conseqüências neurobiológicas, cognitivas e psicossociais. A definição requer a ocorrência de duas ou mais crises epilépticas espontâneas.

2. Enxaqueca: A enxaqueca é uma entidade clínica clássica com características bem definidas, mas também com alguma variabilidade. Tem um perfil temporal paroxístico, com episódios de frequência e duração variáveis, intervalados por períodos assintomáticos. O diagnóstico de enxaqueca é clínico. Não há testes laboratoriais ou marcadores que confirmem o diagnóstico. (Machado J et al. 2006)

A enxaqueca é uma doença primária do cérebro (Goadsby PJ et al. 2001) em que fenômenos neuronais complexos resultam em vasodilatação e numa cascata de acontecimentos neuroquímicos. A teoria neurogênica tem a sua base na depressão alastrante de Leão, que assume que as alterações no débito sanguíneo se desenvolvem como consequência de eventos neuronais.

Considerações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com