TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desobediencia Civil E Manifestações Pelo Brasil

Trabalho Universitário: Desobediencia Civil E Manifestações Pelo Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  4.124 Palavras (17 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................1

1. O QUE É DESOBEDIÊNCIA CIVIL...........................................................2

1.1 PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES DE DESOBEDIÊNCIA CIVIL....................................2

1.2 Ícones de desobediência civil...................................................................3

2. HISTÓRICO DE MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL.............4

2.1 RECENTES MANIFESTAÇÕES PELO BRASIL....................................................6

2.2 Grupos Organizados nas Manifestações.................................................8

2.3 Manifestações por Redes Sociais .........................................................11

CONCLUSÃO .............................................................................................13

REFERÊNCIAS...........................................................................................14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo aprimorar o conhecimento sobre desobediência civil e as manifestações pelo Brasil. Em 2013 o Brasil teve um marco histórico que foram os protestos que levaram milhôes de pessoas as ruas. Neste trabalho iremos observar todos os aspectos de desobediência civil e as manifestações, como surgiram e as principais manifestações populares em nosso país que foram deste protesto contra corrupção, contra maus tratos até protesto contra o aumento das tarifas de ônibus, veremos também o papel das redes socias e quais os resultados que foram alcançados.

1. O QUE É DESOBEDIÊNCIA CIVIL

• Conceito

É um método que permite defendertodo o direito que se encontra ameaçado ou violado, uma forma de pressão legítima, de protesto, de rebeldia contra as leis, atos ou decisões que ponham em risco os direitos civis, políticos ou sociais do indivíduo.

Desobediência civil, que erradamente pode ser confundida como desacato mas faz parte da Democracia plena defendida por A. Lincoln, o sendo uma forma de protesto político, feito pacificamente, dai o seu aspecto, democrático segundo A. Lincoln, e que se opõe a alguma ordem que possui um comportamento de injustiça ou contra um governo visto como opressor pelos desobedientes ele é o oposto ao chamado anarquismo.

É um conceito formulado originalmente por Henry David Thoreau e aplicado com sucesso por Mahatma Gandhi no processo de independência da Índia e do Paquistão e por Martin Luther King na luta pelos direitos civis e o fim da segregação racial nos Estados Unidos, no Brasil ocorreu durante o governo de João Goulart que o foi um governante popular, querendo imitar a John Kennedy dos Estados Unidose a Juscelino kubitschek do Brasil, esse presidente não conseguiu imitar e se estabeleceu a anarquia, conhecida como ditadura militar de 1964 a 1984, voltando-se a normalidade em 1985 com um processo de abertura política e democrático de seis anos com João Figueiredo.

1.1 PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES DE DESOBEDIÊNCIA CIVIL NO BRASIL

No Brasil, a Desobediência Civil ocorre desde ás décadas de 1970. Nessa época, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) Chico Mendes, desenvolveu uma forma pacífica de enfrentar os produtores agropecuários que queriam derrubar os seringais para criar pastagens. Nos protestos, Chico Mendes posicionava os trabalhadores em frente das árvores que seriam derrubadas, de braços dados, impedindo assim, a ação dos tratores.

Mais a fundo, desde 1984, o pacifismo do povo tem ocorrido em movimentos como dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) que visavam a lutas por terras, ou seja, uma Reforma Agrária e para isso os pacifistas concluíram que a melhor maneira de demonstrar o interesse por essas democratizações e redistribuições das terras improdutivas era ocupando as mesmas de formas ilegais

Outros exemplos de Desobediência Civil no Brasil são os movimentos "Direta Já" (1984) que visavam as reivindicações por eleições presidenciais diretas no Brasil e os “Caras-Pintadas” (1992) que visavam o combate á corrupção eleitoral.

O Supremo Tribunal Federal acabou por reconhecer a Desobediência Civil: "A democracia há de tolerar protestos, manifestações públicas de discórdia com certos governos ou certas políticas e, alguns casos, até mesmo a desobediência civil. [...]".

Há quem pense que o ato em si seja ilegal por desobedecer ordens do Estado, mas, desde quando lutar por atos de nossa cidadania de uma forma pacífica é ilegal? Temos o direito de resistência á direitos negados para a melhora de nossa sociedade. Em suma, a Desobediência Civil não pode ser confundida com guerra, dado que as atividades praticadas nesse ato são muito diferentes das atividades criminosas comum motivada por egoísmo, raiva ou loucura.

1.2 Ícones da Desobediência civil

• Henry David Thoreau (1817-1862). Um americano que no século XIX propôs que era possível mover uma “revolução” sem disparar um único tiro, baseando-se na desobediência das leis consideradas injustas.Thoreau motivado pela sua consciência rebelou-se contra esta ideologia de expansão territorial. Isentando-se de pagar impostos, manifestava seu repudio e sua resistência do governo. Sempre criticando a política de sua época através de artigos enfatizando a liberdade para todos o direito de se respeitar a outras culturas.

• Martin Luther King Jr. (1929 – 1968) foi um pastor protestante e tornou-se um dos mais importantes lideres do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com a campanha de não violência e amor ao próximo.Apesar de a escravidão ter sido abolida no pais a muito tempo, os negros ainda sofriam de condições inferiorizadas impostas pela sociedade branca, foi baseando nisso que Martin Luther King Jr. Adotou o conceito de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com