TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emoção. Sensações

Tese: Emoção. Sensações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Tese  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Sentimentos são poderosos, espontâneos e às vezes inesquecíveis. Os sentimentos tanto acrescentam animação à vida, como, em momentos de estresse, podem salvar ou matar.

Entre todas as espécies, os humanos parecem ser os que mais se emocionam. Com mais frequência que qualquer outra criatura, expressando medo, raiva, tristeza, alegria e amor.

Emoções são uma mistura de excitação fisiológica, comportamentos expressivos e experiência consciente. Há como monitorar as reações fisiológicas de uma pessoa (transpiração, respiração, batimento cardíaco), mas por esses indicadores é difícil distinguir entre reações de medo, raiva e excitação sexual.

À medida que as pessoas experimentam emoções negativas, como a repulsa, o hemisfério direito se torna eletricamente mais ativo. O hemisfério esquerdo é ativado quando processamos emoções positivas. Algumas pessoas são melhores que outras na detecção das emoções, que são distinguidas principalmente pelos olhos, boca e sobrancelhas, além dos músculos faciais específicos.

A linguagem corporal nos oferece alguns indicadores: remexer-se pode indicar ansiedade ou tédio; olhar frio ou evitar contato visual pode indicar hostilidade; braços cruzados podem indicar irritação ou descontração.

Portanto, as emoções são reveladas não apenas na excitação física, mas também no comportamento expressivo das pessoas.

Objetivo

O objetivo deste trabalho tem uma breve revisão sobre o estudo das emoções, os tópicos que consideramos essenciais para uma abordagem introdutória, a fim de fornecer contributos para um referencial teórico, localizando reflexões sobre as temáticas das emoções, bem como uma revisão de conceitos das mesmas e uma sucinta analise das principais teorias da emoção. Os colaboradores conseguiram identificar a emoção que o filme passa, onde nele há tristeza, e em alguns momentos disseram sentir raiva do agressor e pena da agredida.

Método

O pressente trabalho foi desenvolvido no Hospital Santa Casa de Mococa- SP, onde solicitamos a permissão para estarmos em tal instituição para realização do estudo (papel assinado em anexo).

Foi mostrada aos participantes a reprodução do vídeo onde foi extraído de um fragmento do filme: “A Cor Purpura” de Direção de Steven Spilberg, A cena retrata a situação de uma sociedade patriarcal onde duas irmãs são separadas por força do marido de uma delas. O marido oprimiu sua esposa e agrediu a cunhada por ela não ceder aos seus caprichos sexuais. O marido desejava ter as duas como amantes. Frustrado pelo fracasso ele comete as agressões físicas e morais e expulsa a garota da fazenda onde moravam.

Foi feita a pergunta de quem se habilitaria a responder nossa pequena entrevista. Após os pacientes terem sido informados sobre o estudo, concordaram assinando o termo de consentimento (anexo).

Foi mostrado o filme: A Cor Púrpura, em um quarto, com macas, através de um notebook, foi usado papel e caneta para descrever os relatos e emoções dos pacientes.

Pegamos a autorização na Diretoria desta instituição, o consentimento do entrevistado através de sua assinatura no Termo de Consentimento livre e esclarecido e demos as devidas orientações aos aprticipantes.

Procedimento

O filme foi apresentado aos participantes em uma sala isolada dos usuários do local, num ambiente calmo, sendo possível a execução do trecho do filme sem a interferência de fatores externos que poderiam atrapalhar dispersar ou dificultar a interpretação do voluntario e a observação dos alunos.

Resultados

Participante: T.M (rayane)

Apresentado o vídeo, a participante demonstrou grande emoção, tanto pela expressão facial de medo e de susto quanto por movimentação dos olhos e distanciamento da tela do computador. A participante relatou ter visto uma cena muito forte, na qual sentiu muita pena da agredida, quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com