TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enade 2008

Artigo: Enade 2008. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  6.484 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade referente ao filme O Sorriso de Monalisa

Apresentado em sala para apreciação e análise dia 17/10/13

O filme o Sorriso de Monalisa, apresenta várias situações referente ao processo de ensino e aprendizagem de arte. Com base nos contextos apresentados no filme responda:

1. O que é arte? O que faz de uma produção uma obra de arte? Existe padrões para construção de uma obra de arte? O que é preciso para fazer arte?

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores éticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, teaxtro, entre outras.

2. “Ela está sorrindo, mas não está feliz”. Comente essa frase usada pela professora se referindo à obra de Leonardo Da Vinci; direcione o seu comentário para questões sociais da época em que o filme acontece. Estabeleça a relação entre o título do filme e o seu

enredo.

O quadro de Monalisa representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. E na época retratada no filme as mulheres eram introspectivas sendo criadas para se transformarem em boas esposas e mães exemplares não podendo se sobressair a sociedade sendo que a professora Watson vem para quebrar os paradigmas impostos pela sociedade.

3. A professora Watson tenta revolucionar o pensamento, até então limitado, da escola, das alunas e da sociedade em que estava usando para isso a disciplina que lecionava. Ela consegue? Explique.

Apesar de adentrar em uma instituição em que os valores da época eram seguidos rigidamente, onde as mulheres eram criadas somente para serem boas esposas e essas alunas conheciam a arte somente através da cartilha, a professora veio com métodos diferentes fazendo com que suas alunas conhecessem realmente o sentido da verdadeira arte mudando através da arte os valores de suas alunas e tornando-as criticas dos pensamentos impostos pela sociedade na época. No final do filme é citado “minha professora Katherine Watson, vivia

segundo suas convicções e não as comprometeria. Nem pela Wellesley. Dedico este meu último editorial a uma mulher extraordinária que nos serviu de exemplo e nos incentivou a ver o mundo com novos olhos. (...) Ela foi taxada de fracassada por partir (...) Mas nem todas que se desviam carecem de rumo. Especialmente quem procura a verdade além da tradição... além da definição... além da imagem. Eu nuca a esquecerei".

4. Qual autor do expressionismo abstrato é citado na trama enquanto a professora Watson aprecia uma obra do mesmo? Qual o objetivo da professora ao citá-lo?

Jackson Pollock (1912-1956). A aula consistia em, simplesmente, admirar o quadro. Eis, então, as palavras da professora: "Só precisam apreciá-lo. É a sua única tarefa hoje. Quando acabarem, podem ir".

5. “Picasso fará pelo século XX o que Michelangelo fez pela renascença.” Explique essa frase dita por um dos diretores da escola enquanto reclamava dos métodos de ensino e das produções acadêmicas da professora Watson.

6. Considerando o contexto histórico da época, faça a análise crítica de duas cenas do filme fazendo a relação com o ensino da arte no universo infantil

atualmente.

1. A Sra. Watson leva suas alunas para uma espécie de galpão, fora da tradicional sala de aula, onde estava um quadro do pintor americano e expressionista abstrato - Jackson Pollock (1912-1956). Na época retratada no filme as alunas tinham somente o conhecimento da arte através da cartilha oferecida pela escola e a professora ao levar as alunas ao galpão fez com que elas conhecessem a arte através do olhar de admiração. No universo infantil devemos criar o desejo pela arte em nossos alunos não somente pelo papel mais por um contato direto com a arte e seus artistas.

2. Outra cena importante foi em uma aula sobre as técnicas de pintura empregadas por Vincent Willem van Gogh (1853-1890). A aula consistia em conduzir as alunas a pintarem os Girassóis de Van Gogh. Nessa aula podemos ver que a professora Watson queria que seus alunos cada uma a sua maneira pintasse o seu próprio quadro. O objetivo era fazê-las serem elas mesmas. Serem livres em suas escolhas. Na educação infantil é importante dar liberdade para as nossas crianças pintarem livremente criando as suas próprias artes utilizando a sua imaginação e criatividade.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »