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Enfermagen

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Por:   •  17/3/2015  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

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Crítica de cinema é o exame de um filme, feito de modo a estabelecer um valor comparado a um objetivo final, como a verdade, o belo, etc.1

É uma modalidade de análise da obra cinematográfica que possui características discursivas próprias,2 e que, segundo Fernão Ramos, evoluiu de modo empírico, no sentido de uma busca de respostas aos questionamentos "com base em evidências disponíveis fora dos limites da mente do observador" e "formulam suas interpretações a partir de evidência intersubjetivamente disponivel no texto".3

Ramos cita a visão de uma teórica, onde "a crítica é uma arte, não uma ciência".3 Já o professor Vitor A. Melo acentua que sua relação de espectador com um filme tem início antes mesmo da ida ao cinema, com a leitura da crítica especializada publicada em jornais. Após refletir sobre a obra, este volta à crítica, a fim de estabelecer um "diálogo com o que foi escrito".4

Índice

• 1 Tipos de crítica cinematográfica

• 2 Críticos

• 3 Crítica de cinema e internet

• 4 Agregador de críticas

o 4.1 Mais específicos

• 5 Crítica e Lexical Criatividade

• 6 Referências

Tipos de crítica cinematográfica

A crítica pode ser de dois tipos: externa, quando compara o filme nos seus contextos de produção e de recepção; ou pode ser interna ou imanente, quando avalia a obra em si mesma. O termo também se estende aos juízos e comentários, bem como à pessoa que os produz.1

A crítica difere da análise; nela existe uma junção de juízo de valor com informação, ao passo que a análise tem a proposta de interpretrar a obra e também esclarecer o seu funcionamento.1

Críticos

Os críticos de cinema raramente são jornalistas formados. Entre eles duas modalidades existem, conforme o meio para o qual escrevem: os que se dedicam aos jornais tem no conteúdo informativo a tônica principal, ao passo que aqueles que escrevem para revistas fazem um trabalho próximo ao do crítico de arte ou do analista.1

Grandes críticos também foram teóricos do cinema, como André Bazin, Barthélemy Amengual, James Agee, Gilbert Seldes e Umberto Barbaro; outros também procuravam emitir sua opinião pessoal, emitindo um juízo de valor, como Jean Duchet e Manny Farbet.1

Crítica de cinema e internet

Nos Estados Unidos havia programas de televisão célebres dedicados à crítica cinematográfica, que ao fim da primeira década do século XXI foram deixando de ser exibidos. O editor Clarence Page, do Chicago Tribune, reputa o advento da internet como o responsável pelo fim, em agosto de 2009, do programa específico da ABC-Disney, e o anúncio feito, em abril de 2010, do encerramento do antigo programa apresentado por Roger Ebert.5

Page lamenta o fim dos grandes críticos que, segundo ele, não são competitivos com a massa de informações "idiotas" da rede mundial de computadores.5

Os veiculos de divulgação da critica cinematrografica

A crítica cinematográfica é presença marcante no jornalismo cultural desde o início do século

XX. Se misturando à evolução do próprio cinema, a crítica desenvolveu suas especificidades,

suas funções e estilos em diferentes meios de publicação. Tendo isso e

m vista, a pesquisa em

questão pretende analisar críticas cinematográficas em três distintos meios jornalísticos,

selecionando representantes de um jornal impresso, uma revista e um site. A partir disso,

buscaremos identificar

a influência

dos veículos sel

ecionados sobre as críticas analisadas,

bem como os elementos mais predominantes nos textos, entre eles os tipos de crítica, as

tendências adotadas pelos autores e os papeis e funções por eles exercidos junto ao leitor e ao

cinema.

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