TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas do desenvolvimento da equipe

Abstract: Etapas do desenvolvimento da equipe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Abstract  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Estágios de Desenvolvimento de equipe

Tentativas de definir a tarefa e decidir como será realizada:

Quando uma equipe se forma pela primeira vez, mesmo que alguns membros já se conheçam, o esperado é que todos se deem bem e que não haja desentendimentos. Na maioria das organizações os grupos são formados de acordo com similaridades naquilo que as pessoas fazem ou produzem. Como todo grupo necessita de um líder, esse é o estágio em que o indivíduo já possui expectativas de se torná-lo, á partir deste momento já começam as divergências, pois, sempre há mais de um integrante do grupo que se propõe para o título, mesmo que ainda não demonstre. Passando esta fase inicial de escolha, os integrantes pesquisam seus limites e de seus colegas, o que podem ou não fazer, até onde podem ir ou não. Outros comportamentos também são previsíveis nessa etapa, como as tentativas de determinar o comportamento adequado ao grupo e a maneira de lidar com problemas, decisões sobre quais informações precisam ser coletadas, discussões sobre conceitos e questões metodológicas ou, para alguns membros, impaciência com essas discussões.

Os grupos podem ser formais ou informais.

Formais- Designados pela organização, criados para executar tarefas consideradas essenciais à realização dos objetivos organizacionais.

Informais- Não são criados oficialmente para atender aos objetivos organizacionais. Emergem a partir das relações “naturais” entre as pessoas. Podem ser:

Grupos de interesse – as pessoas se juntam em torno de uma causa comum.

Grupos de amizade – desenvolve por razões pessoais, interesses comuns e assuntos alheios ao trabalho.

Grupos de apoio – os membros se ajudam mutuamente.

Os grupos informais podem ter um impacto positivo no desempenho do trabalho, podem ajudar a satisfazer as necessidades pessoais de seus membros.

Atitude defensiva e competitiva, facções e “escolha de lados”:

Os sentimentos de resistência à tarefa e às abordagens ao processo de trabalho proposto, diferentes daquelas que cada membro, além de nítidas variações de comportamento em relação ao grupo e às expectativas de êxito do projeto. Disso decorrem os comportamentos de discussão entre membros, mesmo quando concordam com a questão básica, atitudes defensivas e competitivas; facções e “escolha de lados”; contestação do bom senso daqueles que escolheram o projeto e designaram os outros membros da equipe, estabelecimento de metas, preocupação com o excesso de trabalho, evidente aplicação da “lei do mais forte”; desunião, tensão crescente e ciúmes. Nesse estágio é fundamental que se promova muitos encontros do grupo em rodas de conversas. É na interação que o grupo deixará de ser grupo e irá se constituir como equipe. No grupo existe união, na equipe existe unidade.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »