TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fdfsfsdf

Artigos Científicos: Fdfsfsdf. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 6

5. Você ja viu o patio de uma fabrica de veiculos em periodos de recessao? Se o diretor da fabrica lhe

mostrasse o patio cheio de veiculos nao vendidos e lhe pedisse uma solucao, o que voce recomendaria?

6. Quais os resultados indesejaveis de se pensar apenas na minimizacao dos gastos?

7. Quais os resultados indesejaveis de nao se pensar na minimizacao dos gastos?

8. Quais as diferencas e semelhancas entre as proposicoes de Taiichi Ohno e Henri Ford?

5. 5. Você já viu o pátio de uma fábrica de veículos em períodos de recessão? Se o diretor da fábrica lhe mostrasse o pátio cheio de veículos não vendidos e lhe pedisse uma solução, o que você recomendaria?

Se, em período de recessão, o diretor de uma fábrica nos mostrasse o pátio cheio de veículos não vendidos e nos pedisse uma solução, nós recomendaríamos, especialmente, a implantação do sistema Toyota (Operações Just In Time – JIT), a fim de garantir a minimização dos custos na produção, pois, segundo Bateman (1998), “o JIT é uma filosofia difundida em toda a empresa que se orienta para a eliminação de desperdícios em todas as operações e para a melhoria dos materiais em todas as áreas. Dessa forma, o estoque em excesso é eliminado e os custos são reduzidos” (p. 463). Com relação ao estoque já existente, orientaríamos o diretor a tomar medidas a serem realizadas em curto prazo para assegurar o fim do desperdício, tais como: o estabelecimento de um momento de férias coletivas; e, a utilização do Marketing com o intuito de tentar vender os veículos estocados, sendo que , se tal tentativa não chegasse a atingir resultados positivos, indicaríamos como solução extrema, mas necessária, a reciclagem ou destruição dos veículos, afinal, a manutenção do estoque por um longo período não significa apenas desperdício, em verdade, equivale a um imenso prejuízo. De qualquer forma, cabe enfatizar que, independentemente das nossas recomendações, a tomada de decisão administrativa seria realizada pelo diretor da fábrica cuja atenção deveria estar voltada ao “processo decisório ideal”, ou seja, ele estaria incumbido de “(1) identificar e diagnosticar o problema, (2) elaborar soluções alternativas, (3) avaliar as alternativas, (4) fazer a escolha, (5) implementar a decisão e (6) avaliar a decisão” (BATEMAN, 1998: 94).

6. 6. Quais os resultados indesejáveis de se pensar apenas na minimização dos gastos? Quais os resultados indesejáveis de não se pensar na minimização dos gastos?

Os resultados indesejáveis de se pensar apenas na minimização dos gastos são: 1) Lei da oferta e da procura, a empresa não consegue competir com um produto igual, produzido em larga escala e com um preço de mercado reduzido e 2) A empresa pode não estar preparada para mudanças bruscas no mercado (aumento da procura de seus produtos). E os resultados indesejáveis de não se pensar na minimização dos gastos são: 1) Os prejuízos, 2) O excesso de produtos no mercado e conseqüentemente 3) A queda de lucros (pela diminuição do preço de mercado).

7. 7. Que outras possibilidades existem de aplicação dos princípios de Taylor, Ford e Ohno? Identifique pelo menos uma instância de aplicação, que não seja convencional.

Poderíamos fazer a aplicação do sistema Taylor-Ford e do Toyota em uma fábrica de sorvetes. Quando se utiliza as idéias dos primeiros, pode-se dizer que cada funcionário procuraria no tempo de serviço produzir o máximo sem o mínimo de esforço, a produção em massa reduziria os custos de cada unidade de sorvete, aumentando assim a margem de lucro. Porém, mesmo durante as estações do ano em que o consumo de sorvete pode ser analisado e registrado como dado relevante para a empresa, esse tipo de produção poderia acarretar a criação de estoques, que acabariam por trazer custos à empresa, a qual, objetivando não perder seu produto, teria que reduzir os preços de cada sorvete, não obtendo retorno algum com essas unidades. No segundo tipo de produção, o esquema a ser seguido é o de ajustar o tempo de serviço de cada funcionário para a quantidade demandada de sorvete, não deixando que produzam mais do que o necessário, imbuir nestes o sentimento de que todos são responsáveis pela produção, não importa em qual parte da montagem estejam, quando da mudança de estação os produtores continuariam a produzir apenas o que é necessário evitando maiores perdas e mantendo uma checagem da qualidade em todo o processo.

5- Você já viu o pátio de uma fábrica de veículos em períodos de recessão? Se o diretor da fábrica lhe mostrasse o pátio cheio de veículos não vendidos e pedisse-lhe uma solução, o que você recomendaria?

Promoveríamos ofertas e facilidades de financiamentos, ao mesmo tempo que investiríamos numa grande campanha publicitária.

6- Quais os resultados indesejáveis de se pensar apenas na minimização dos gastos?

Queda na qualidade da mercadoria produzida e, como reflexo, queda nas vendas.

7- Quais os resultados indesejáveis de não se pensar na minimização dos gastos?

Produto caro e, como reflexo, queda nas vendas.

8- Quais as diferenças e semelhanças entre as propostas de Taiichi Ohno e Frederick Winslow Taylor?

Ohno retoma Taylor em vários pontos: racionalização do trabalho; eliminação de desperdícios e ociosidade operária; especialização do trabalhador; e redução de custos. Mas Taylor não previa o envolvimento e comprometimento da massa trabalhadora (o trabalhador se limitava a receber salário e prêmios por aumento da produtividade),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com