TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fdhgd

Exames: Fdhgd. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  1.366 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo A Importância Do Nitrogênio

A Importância Do Nitrogênio

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências

Enviado por: Veraluciaferr 21 agosto 2013

Palavras: 1418 | Páginas: 6

PÁGINA 18

Esta pesquisa tem por objetivo explicitar a importância do nitrogênio nos sistemas natural e produtivo. Para tanto, cada grupo pode buscar informações sobre um ou mais itens sugeridos a seguit, ou mesmo sobre outros itens de acordo com a orientação de seu professor. Sugere-se busca em livros didáticos de Biologia, em jornais, revistas e na internet.Tente organizar sua pesquisa levando em consideração as orientações abaixo. Prepare um resumo para apresentar a seus colegas.

• Busque exemplos que mostrem a importância do ciclo do nitrogênio.

• Relacione o ciclo do nitrogênio com a síntese de proteínas, assim com a importância dessa síntese para a vida como a conhecemos.

• Procure informações sobre o uso de fertilizantes à base de nitrogênio.

• Pesquise informações sobre as reações de obtenção de algumas substâncias nitrogenadas fabricadas a partir da amônia e presentes em fertilizantes, tais como a ureia (NH2)2, SO4), a cloreto de amônio (NH4C1), o fosfato de cálcio e amônio (CaNH4PO4) e o nitrato de amônio e cálcio (C2NH4(NHO3)3).

• Busque informações sobre reações que descrevem o uso da amônia como matéria- prima usada na produção de ácido nítrico e da barrilha (carbonato de sódio).

• Pesquise sobre os usos do ácido nítrico como matéria-prima.

O processo pelo qual o nitrogênio ou azoto circula através das plantas e do solo pela ação de organismos vivos é conhecido como ciclo do nitrogênio ou ciclo do azoto. O ciclo do nitrogênio é um dos ciclos mais importantes nos ecossistemas terrestres. O nitrogênio é usado pelos seres vivos para a produção de moléculas complexas necessárias ao seu desenvolvimento tais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos.

O principal repositório de nitrogênio é a atmosfera (78% desta é composta por nitrogênio) onde se encontra sob a forma de gás (N2). Outros repositórios consistem em matéria orgânica nos solos e oceanos. Apesar de extremamente abundante na atmosfera o nitrogênio é frequentemente o nutriente limitante do crescimento das plantas. Isto acontece porque as plantas apenas conseguem usar o nitrogênio sob duas formas sólidas: íon de amônio (NH4+) e íon de nitrato (NO3-), cuja existência não é tão abundante. Estes compostos são obtidos através de vários processos tais como a Fixação, Nitrificação, Fixação biológica, Fixação atmosférica, Fixação industrial, Combustão de combustíveis fósseis, Assimilação, Mineralização, Desnitrificação e Eutrofização. A maioria das plantas obtém o nitrogênio necessário ao seu crescimento através do nitrato, uma vez que o íon de amônio lhes é tóxico em grandes concentrações. Os animais recebem o nitrogênio que necessitam através das plantas e de outra matéria orgânica, tal como outros animais (vivos ou mortos).

O ciclo do nitrogênio tem grande importância em disponibilizar este elemento de forma que possa ser absorvido pelo organismo dos seres vivos. A principal molécula estrutural de um ser vivo é a proteína, essa molécula tem como subunidade os aminoácidos. Uma proteína se forma a partir de ligações químicas que ocorrem entre aproximadamente 20 tipos de aminoácidos (nos animais). Esse tipo de ligação entre aminoácidos é chamado de “ligação peptídica” onde um grupo amina (NH2) de um aminoácido se liga a um grupo carboxila (COH) de outro aminoácido formando ao longo de muitas ligações os peptídeos ou proteínas. Note então, que o grupamento amina contém nitrogênio, daí sua importância na composição molecular de todos os seres vivos.

FERTILIZANTE DE NITROGÊNIO, Um polímero de uréia-formaldeído em partículas de liberação lenta útil como fertilizante para intensificar o fornecimento prolongado de nitrogênio necessário para desenvolvimento e crescimento da planta e um fertilizante granular preparado com o polímero de uréia formaldeído em partículas.

Os fertilizantes a base de nitrogênio são para deixar a terra mais rica em nutrientes.

O famoso NPK(nitrogênio,potássio,fósforo)tem suas porções certas para suprir cada necessidade dos vários tipos de terra.Os mais famosos são o 101010e041408,mas em quantidades moderadas,senão a química “queima” as raízes.

”FERTILIZANTE NITROGENADO CONTENDO NITROGÊNIO URÉICO, NÍTRICO, AMONIACAL E ORGÂNICO, DE SOLUBILIDADE GRADUAL E NITRIFICAÇÃO PROGRESSIVA, E, PROCESSO DE OBTENÇÃO DO MESMO” As características de solubilidade gradual e nitrificação progressiva são obtidas ao se colocar em contato o fertilizante nitrogenado associado físico-quimicamente com um silicato e/ou um sulfato inorgânico, o que permite a liberação gradual das diferentes formas de nitrogênio, tanto pela ação de adsorção-absorção dos silicatos, como pelo aparecimento de uma membrana orgânica insolúvel formada pelo sulfato cálcico. O processo de obtenção se baseia em misturar, em um reator-misturador, uréia, sulfato amoníaco e um silicato, acrescentando depois uma fonte de ânion nitrato (NO~ 3~^ -^), mantendo a reação sob um sistema de aspiração eficaz, para acrescentar finalmente uma fonte de nitrogênio orgânico

Modernamente o ácido nítrico é produzido a partir do processo de Ostwald, onde amônia é queimada com ar sob telas catalíticas de platina gerando monóxido de nitrogênio (NO), que oxidado com ar à dióxido de nitrogênio (NO2) é absorvido sob pressão em água formando ácido nítrico. O processo envolve altas temperaturas e pressões próximas da atmosferica

A principal aplicação do acído nítrico é na produção de fertilizantes.

Entre os sais do ácido nítrico estão incluidos importantes compostos como o nitrato de potássio (nitro ou salitre empregado na fabricação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com