TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fdsfsdfsdf

Trabalho Universitário: Fdsfsdfsdf. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1 (Aluno)

Ler o artigo o capítulo 1.1 – Modelos de Dados da apostila “Introdução à Banco de Dados” de Osvaldo Kotaro Takai, Isabel Cristina Italiano e João Eduardo Ferreira. 2005. Disponível em:<https://docs.google.com/a/aedu.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9e1nJ9U5ACjZWMyN2ViZjYtYWMxMS00OTE4LWIwYzItNTc0ZGU0MjEyOTI2&hl=en_US>. Acesso em: 12 abr. 2012.

Fazer também uma pesquisa na internet para conhecer os principais softwares de gerenciamento de Banco de Dados. Entre eles, acessar o site: <http://www.postgresql.org> e: <http://www.mysql.com>. Acessos em: 12 abr. 2012.

Passo 2 (Equipe)

Desenvolver um comparativo entre a utilização de arquivos convencionais (arquivo texto, por exemplo) e a utilização de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) para armazenamento de dados. Nesse comparativo é essencial o apontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicação de ambos os métodos em uma operação empresarial, por exemplo, registro de vendas.

Passo 3 (Equipe)

Fazer as atividades a seguir:

1. Definir, em no mínimo 10 linhas, “Modelo de Dados”.

2. Citar os três modelos de dados mais conhecidos descrevendo suas características e os softwares SGBD que utilizam cada um dos modelos.

Sistemas de Informação - 3ª. Série - Sistemas de Banco de Dados

Gerson Giuliangeli, Roberto da Silva Lobo

Pág. 4 de 8

3. Com base na entidade proposta no enunciado do desafio e nos modelos de dados citados neste passo, definam qual modelo de dados deverá ser utilizado na resolução do desafio. Por quê? Justificar a resposta com apresentação de exemplo.

4. Definir “Esquema” e “Instância” em banco de dados, utilizando-se das entidades propostas no desafio para representar e exemplificar suas definições.

Passo 4 (Equipe)

Reunir as informações levantadas nos passos anteriores e elaborem uma documentação com o nome de Relatório 01 para utilização nas próximas etapas. Entregar a documentação à LFLXZ para apreciação.

ETAPA 2 (tempo para realização: 6 horas)

 Aula tema: MER (Modelo Entidade Relacionamento).

Esta atividade é importante para que você desenvolva uma representação gráfica do MER identificando claramente quais seus atributos, relacionamentos, chaves etc.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Criar um quadro para cada entidade proposta no desafio, identificando todos seus atributos com seus devidos tipos, chaves e relacionamentos esperados.

Passo 2 (Equipe)

Fazer as atividades a seguir:

1. Para a representação gráfica do MER existem figuras que simbolizam cada um dos componentes do DER (Diagrama Entidade-Relacionamento). Demonstrar, graficamente, cada um desses símbolos identificando-os com as entidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com