TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frustação

Resenha: Frustação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Frustração

Somos movidos por sonhos, desejos e vontades, induzindo-nos a criar muitas expectativas. Talvez isto seja o resultado de uma sociedade capitalista, em que o ter supera o ser. Todos almejam ter, como por exemplo: ótima posição social e uma boa qualidade de vida. E quando a não realização ou a não satisfação diante de um destino se distancia da vontade, surge à frustração.

A frustração pode ser caracterizada como um desespero diante das dificuldades. É um sentimento de desgosto que ocorre quando há resultados negativos em determinadas situações. Ninguém está imune a sofrer uma frustração. É necessário que saibamos lidar e ter autocontrole para convivermos com ela da melhor maneira possível, sem arrependimentos e sem ficar preso ao passado. Pois, este, é o primeiro passo para a felicidade.

Lidar com a frustração começa na infância. Crianças que não são acostumadas a escutar um não, ou, simplesmente, acostumadas a ter tudo e não ter limites são grandes candidatos a não ser apenas crianças mimadas, mas, também, adolescentes que não sabem lidar com frustrações e os limites, e, posteriormente, adultos infantilizados, além de frustrados. Umas das principais causas para tal comportamento é o resultado de pais que não tem tempo para se dedicar aos filhos e tentam compensar a ausência fazendo todas as vontades.

Para enfrentar as frustrações precisamos aceitar que nem sempre o ideal é o real, ou seja, não devemos criar expectativas. Como diz William Skakespeare “A expectativa é a raiz de toda a mágoa”. Tudo tem seu lado bom e ruim, precisamos ter autocontrole para interpretar as coisas ruins, e retirar as mensagens boas que ela tem a nos dar, por exemplo, uma nota ruim, não significa que você não tem capacidade, porém, significa que é necessário mais esforço e dedicação.

Marilena Henriques Teixeira Netto (psicoterapeuta há mais de 30 anos, com especialização em Psicoterapia Breve, linha Psicanalítica. Rio de Janeiro – RJ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com