TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Psicologia No Brasil

Trabalho Universitário: Historia Da Psicologia No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 6

Historia da psicologia no Brasil

A psicologia teve seu inicio com os filósofos gregos, mais só se separou da filosofia no século 19, como podemos perceber essa discussão já vem de longa data embora só começasse a ser estudada como ciência no final do século passado. A psicologia chegou na Europa relativamente tarde, mais especificamente em Portugal 1977 onde nessa data foram criados os primeiros cursos superiores de psicologia nas faculdades de porto. Em 1833 aqui no Brasil começou se a surgir discussões e a pré-implantação sobre psicologia, período conhecido com “período institucional”. O Brasil passou por grandes mudanças quando se tornou um império passando a ter relativa autonomia, os primeiros psicólogos do Brasil, nessa época eram principalmente médicos, baixareis em direito, engenheiros e educadores que passaram a estudar e se dedicar exclusivamente a psicologia, além de vários estrangeiros que vieram se instalar aqui no Brasil e passaram a ministrar cursos e palestras, logo depois foram criadas as faculdades de medicina no Rio de janeiro e na Bahia onde várias teses de doutorado e medicina, foram elaboradas temas como sentimentos de afeto e paixões, preposições a respeito da inteligência, funções do cérebro, psicologia a cerca do homem, relação da filosofia cientifica com a medicina: a legitimidade da psicologia, psicologia da percepção e a representação, métodos em psicologia, sexualidade das neuroses e etc., que são temas “psicológicos”. Em 1888 e 1889 o Brasil teve mudanças positivas e muito significativas, a lei áurea que abolia a escravidão e a proclamação da republica foi instituída com essas evoluções Benjamin Constant em 1890 organizou uma reforma que permitiu a entrada de matérias de psicologia no curriculum de escolas normais, nesse período a pedagogia foi implantada encontrando seus fundamentos na psicologia, nesse período foi criado o instituto pedagogium, de la partiam a coordenação das atividades pedagógicas no pais, mas foi instinto em 1919.

Em 1906 idealizado e planejado por Jose Joaquim Medeiros, Albuquerque, e Alfred Binet. Com a direção inicial de Manoel Bonfin na franca fez nascer o laboratório de psicologia pedagógica no pedagogium. No ano seguinte mais um laboratório voltado para psicologia foi criado junto ao hospital de alienados por Mauricio de Medeiros. Só em 1914 foi inaugurado mais um laboratório, dessa vez em são Paulo na escola normal, este dirigido por Ugo Pizzolli, No ano de 1918 francos da rocha então psiquiatra começou a propagar a psicanálise através de cursos, oriundos da faculdade de medicina em São Paulo.

A psicologia já se tornava muito comum, tanto que em 1921 começou a ser adotada como disciplina optativa no currículo de escolas normais. Quase uma década depois da criação do último laboratório voltado para estudo de psicologia, foi fundado agora por Gustavo Reidel o laboratório de psicologia da colônia de psicopata de engenho de dentro (RJ), a direção foi iniciada por Wadaw Radecki, mais esse laboratório não se abalizou apenas a estudos experimentação, mas a estudos clínicos e sociais para auxiliar instituições medicas e também funcionava como centro de ensino na formação de técnicos. Em 1931 esse mesmo laboratório foi Transformado no instituto de Psicologia do ministério da educação e de saúde publica e a criação de um curso superior de psicologia, mais possivelmente a falta de recursos financeiros e a oposição de médicos católicos o instituto foi fechado e reaberto mais tarde em 1933 onde se incorporou a universidade do Brasil. Mas nesse meio de 1923 a 1930 ainda muitas coisas relevantes e que contribuíram com a historia da psicologia no Brasil como: a criação da liga brasileira de higiene mental por Gustavo Riédel, a criação do instituto de seleção e orientação profissional, essa criada por Ulisses pernambucano em 1925, em 1927 a fundação e instituto de sociedade brasileira de psicanalise fundada por Franco da Rocha, Raul Briquet, Durval Mercontes e Lourenco Filho, em 1928 um decreto torna obrigatório a disciplina de psicologia nas escolas normais, e por fim a criação de um laboratório de psicologia pedagógica na escola de aperfeiçoamento de BH Minas Gerais.

Em 1934 a 1962 foi um período mais universitário, logo nesse primeiro ano citado a USP primeira universidade do pais foi criada, então no mesmo ano a disciplina de psicologia se tornou obrigatória nos três anos de filosofia, pedagogia e ciências sociais e em todos os cursos que sejam classificados como licenciatura e passa a não ser mais apenas uma matéria opcional. Em 1939 o Brasil ganha mais uma universidade a UFRJ como é conhecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com