TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Psicologia No Brasil

Exames: Historia Da Psicologia No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO.

Este trabalho vai abordar a Historia da Psicologia no Brasil, começando no seu surgimento, com os principais nomes e suas teses que movimentaram os estudos e assim contribuindo para a construção da historia, as instituições que incorporaram a Psicologia em seus ensinos.

Os pioneiros que começaram com a Psicologia Educacional, e a fundação das primeiras universidades em estudos de Psicologia. As características da profissão no país e as dificuldades e o caminho que ela percorreu e percorre até na atualidade.

O trabalho se divide em:

1. Nascimento da Psicologia no Brasil

2. Psicologia da Educação no Brasil

3. Psicologia: Aspectos da Profissão no Brasil.

4. Na Atualidade

• Nascimento da Psicologia no Brasil.

O berço da Psicologia no Brasil foi às faculdades de medicina do país, com a iniciação de estudos de teses, realizado pelos próprios formandos de doutorado. As faculdades de destaques foram a do Rio de Janeiro e da Bahia (1833), que tinham como ênfase nos estudos á Neurologia e a Psiquiatria, tendo assim inicio ao surgimento da Psicologia Cientifica no Brasil. Manuel Inácio de Figueiredo Jaime, José Augusto César de Meneses e Guedes Cabral, estes foram alguns dos nomes que contribuíram para a introdução da psicologia, elaborando teses sobre influência de outros estudiosos estrangeiros.

Com a abertura do Laboratório de Psicologia Experimental, criado por Wundt (1879), novas teses foram levantadas inspiradas pelo novo método. Decorreste disto, surge o primeiro trabalho brasileiro com Alberto Seabra com sua tese: A Memória e a Personalidade (1894). Ainda sobre influência da Psicologia Experimental, destaca-se Henrique Roxo, o pioneiro que implantou o método no Brasil, colocando em prática os estudos das teses na Faculdade do Rio de Janeiro (1900).

Enquanto no Rio de Janeiro as pesquisas eram voltadas para o ângulo cientifico, na Faculdade de Medicina da Bahia a ênfase dos estudos era a Psicologia Social. Cada vez mais os métodos estudados pelas duas Faculdades, ganhavam índole confiáveis, com isso, começaram a ganhar espaço fora dos institutos, sendo introduzidos em hospitais, surgindo Laboratórios de Psicologia e Clinicas Psiquiátrica.

Os primeiros cursos de Psicologia foram arquitetados pelo Mauricio de Medeiros, que se dedicou totalmente a psicologia, o curso de Psicologia Normal, foram incorporadas á Universidade do Brasil, nas Clinicas de Psiquiatria. O laboratório de Psicologia do Engenho de Dentro (1923), foi o primeiro instituto brasileiro a estudar somente psicologia, que também foi introduzida á Universidade do Brasil.

A partir daí foi disseminando vários institutos pelo país, com cada colaborador, como por exemplo, em Recife (1925), criado por Ulisses Pernambuco, em Minas Gerais (1929), fundada pelo Secretário da Educação Ministro Francisco Campos e em São Paulo (1938), com a criação da primeira clinica de Orientação Infantil, de Durval Marcondes.

Na USP, a Psicologia torna-se disciplina obrigatória nos cursos de Filosofia, Ciências Sociais e Pedagogia em 1934. A Psicologia no Brasil, só foi consolidada e regulamentada a profissão de Psicólogo em 1962, pelo Presidente João Goulart.

• Psicologia na Educação no Brasil.

A Educação também contribuiu para a formação da Historia da Psicologia no Brasil. Ugo Pizzoli, colaborou com a Escola Normal em São Paulo (1913), criando o Laboratório de Pedagogia Experimental, deste modo, a Psicologia da Educação foi introduzida nos currículos das Escolas Normais, que visavam à formação de professores capazes de conhecer a personalidade e orientar a aprendizagem de cada criança. Entretanto não só a Psicologia foi incorporada aos currículos a Sociologia também. O primeiro a ensinar Sociologia no Brasil foi Fernando de Azevedo, que foi também o criador dos Serviços de Orientação Profissional, nas Escolas Normais.

Um Grande nome que contribuiu para a Psicologia da Educação com obras escritas e estudos de teses, que atualmente nos serve como base de estudos, foi Lourenço Filho. Ao lado de Noemi Rudolpher da Silveira, cria o Laboratório de Psicologia Educacional.

As primeiras instituições universitárias foram a Universidade de São Paulo (USP), em 1934 e um ano depois a Universidade do Brasil. Noemi Rudolpher da Silveira incorporou sua Introdução á Psicologia Educacional, na Universidade de São Paulo, assim assumindo á frente dessa disciplina (1936). A Associação Brasileira de Psicologia foi fundada em 1954.

• Psicologia: Aspectos da profissão no Brasil.

Na década de 70, com a proliferação de institutos universitários particulares, ocorreu um aumento intensificado de psicólogos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com